segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Valença Reforça Investimento na Educação

Valença arranca o ano escolar com um reforço do investimento no setor da educação.  A requalificação do complexo da EB 2 e 3 / S, no valor de 2 milhões de euros, destaca-se no conjunto dos investimentos.
Bolsas de estudo, manuais, passes, transportes, cantinas, prolongamento de horários, extra-curriculares e natação são algumas das medidas de apoio que a autarquia valenciana  vai proporcionar aos alunos das escolas do concelho.
Proporcionar espaços condignos ao ensino tem sido uma das prioridades da autarquia. A Câmara, em colaboração com as juntas de freguesia, procedeu à manutenção de todos os edifícios das escolas básicas e jardins de infância do concelho. Em concurso está uma grande intervenção no complexo da EB 2 e 3 / S, orçada em 2 milhões de euros e que requalificará todo o espaço e edifícios deste estabelecimento de ensino. Em breve a autarquia vai avançar com a requalificação de todos os parques infantis dos jardins de infância e escolas básicas, do 1º ciclo do concelho. 
O ano letivo 2016/17 contará com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo da Câmara Municipal, nomeadamente as disciplinas de inglês, expressão musical, dramática e plástica e atividades físicas e desportivas, para os alunos do 1º ciclo.
O prolongamento de horário nos Jardins-de-Infância, com atividades de animação e apoio à família, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das animadoras sócio-culturais. O pré-escolar contará, também, com aulas de natação, para todos alunos dos estabelecimentos públicos e da Santa Casa da Misericórdia. 
Os serviços de refeições e transportes escolares serão assegurados, também, pela Câmara Municipal. 
Medidas complementadas com a oferta ou comparticipação  dos manuais escolares, aos alunos do primeiro e segundo ciclo, desafogando a pressão financeira sobre as famílias. Na Biblioteca Municipal decorreu, ainda, o programa Dar de Volta de troca de manuais escolares usados, numa estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas. As famílias com mais dificuldades financeiras terão, ainda, apoio no material escolar para os seus filhos.
As Bolsas de Estudo, de apoio aos estudantes valencianos que frequentam o ensino superior, voltarão a ser uma realidade, estando previsto a abertura do concurso até finais do mês de setembro.