sábado, 24 de setembro de 2016

VALENÇA UMA TERRA DE SONHO!

Entre o norte de Portugal e a Galiza, Valença é uma cidade histórica. UNIÃO DE FREGUESIAS DE VALENÇA, CRISTELO CÔVO E ARÃO
Valença é uma porta para a Europa, uma terra multicultural aberta ao mundo. Eurocidade, conjuntamente com Tui, num novo conceito de cooperação, de segunda geração, no âmbito europeu.
Valença está no centro geoestratégico do noroeste Peninsular, com uma esfera de influência, a 1h30, de seis milhões de habitantes e a fronteira terrestre mais movimentada, entre Portugal e Espanha, com a passagem, diária, de 25 mil veículos dia.
A crescente interligação local e regional, entre o Norte de Portugal e a Galiza (Espanha), em que a Eurocidade, é o exemplo mais brilhante, tem aberto muitas janelas de oportunidade à cooperação e novas oportunidades de negócio.
Valença é uma das seis cidades portuguesas com grande potencial de crescimento.
Valença Uma Joia do Património Militar
Conhecer a Fortaleza de Valença, é percorrer as memórias de 800 anos das páginas mais marcantes das aventuras históricas de Portugal e Espanha.
Num promontório, próximo do rio Minho nasceu Valença. A primeira ocupação remonta ao período castrejo, seguido da edificação de uma pequena villa romana. Mas é no início do séc. XIII que se constroi o castelo medieval, primeiro sob o nome de Contraste depois já Valença. No séc. XVII, nas Guerras da Restauração, a fortificação passa a Praça-Forte e ganha a dimensão e o aspeto atual. São cinco quilómetros de perímetro amuralhado, que convidam à descoberta de uma joia da arquitetura militar mundial, modelo Vauban. O casario, as construções militares, as igrejas, as vistas para o rio Minho, a antiga ponte metálica e a medieval Tui completam-se num quadro singular.
Valença, bastião militar da defesa da independência de Portugal é, hoje, símbolo fraterno galaico-minhota que encanta diariamente milhares de visitantes.

Pontos de Interesse
Fortaleza de Valença
Uma das principais fortificações abaluartadas do mundo, com cinco quilómetros de perímetro amuralhado. Percorrer as suas ruas é uma viagem no tempo pelos momentos mais marcantes da história de Portugal e Espanha. Uma fortificação Monumento Nacional que é candidata a Património da Humanidade junto da
UNESCO.
Parque da Senhora da Cabeça
O santuário da Senhora da Cabeça, em Cristelo Côvo, o parque de merendas e de lazer, a marginal da Senhora da Cabeça, o Cais da Fonte são um convite a viver a proximidade de Valença com o rio Minho.
Biótipo da Veiga da Mira
Localizado nas freguesias de Arão e São Pedro da Torre é um dos principais espaços naturais do Alto Minho. Descubra uma natureza prodigiosa, aventure-se pela Ecopista do Rio Minho e descubra um espaço de rara beleza, uma riqueza da biodiversidade da região mesmo nas margens do rio Minho.
Gastronomia de Eleição
Valença é uma referência gastronómica na Península Ibérica.
Aqui o bacalhau é rei, servido como em mais nenhum lugar pode ser saboreado de mil maneiras. O Caldo Verde, a melhor sopa de Portugal, tem aqui as raízes e na gastronomia os valencianos fazem as delicias dos visitantes.
in Ver Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário