segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Valença Quer Idosos a Melhor Envelhecer

A Câmara Municipal de Valença e a Unidade de Cuidados  na Comunidade, do Centro de Saúde de Valença, implementaram o projeto  “Dinamizar para Melhor Envelhecer ”, junto da população do concelho, com mais de 75 anos.
Esta  nova resposta social começou a 1 de Setembro e vai realizar um levantamento e diagnóstico das condições de saúde e sociais de todas as pessoas com mais de 75 anos. O projeto arrancou na freguesia de Boivão, percorrendo ao longo dos próximos meses todas as freguesias do Concelho.
A Unidade Móvel de Saúde é o suporte desta iniciativa, mantendo o mesmo modelo de funcionamento durante as manhãs, realizando serviços preventivos e de promoção da saúde a idosos com mais de 75 anos. Durante o período da  tarde estará ao serviço da implementação do projeto “ Dinamizar para Melhor Envelhecer”, efetuando o diagnóstico de situação através da aplicação de questionários as pessoas com mais de 75 anos e seus cuidadores.
Numa segunda fase deste projeto está prevista a realização de ações de formação para os Cuidadores Formais e Informais, de modo a proporcionar aos seniores um envelhecimento saudável, ativo e com qualidade e sempre que  possível mantê-los em  contexto familiar e comunitário. Estas  ações  decorrerão nas juntas de freguesia.
Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Unidade de Cuidados na Comunidade, do Centro de Saúde de Valença e pretende  dar uma nova dinâmica à Unidade Móvel de Saúde e  apostar em medidas que ajudem a encarar o envelhecimento com dignidade e qualidade de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário