quinta-feira, 1 de junho de 2017

Valença Congratula-se Com os Acordos da Cimeira Ibérica

Reivindicações Antigas de Valença vão ser Concretizadas 
O Presidente da Câmara de Valença congratula-se com os acordos alcançados na última Cimeira Ibérica que dão resposta a algumas das pretensões de Valença e desta região transfronteiriça.
Eletrificação da linha do Minho até Valença 
A eletrificação da linha do Minho até Valença, no âmbito do investimento na rede ferroviária Porto – Valença – Vigo foi considerada prioritária. Acordado ficou, ainda, estabelecer um convénio para a reabilitação da ponte internacional Valença / Tui. Investimentos fundamentais  para a melhoria das ligações ferroviárias e a circulação de comboios rápidos nesta linha. 
Valorização do Rio Minho
A cimeira reconheceu a importância do Rio Minho  e a potencialização económica e paisagística desta região transfronteiriça. Acordado ficou o reforço da cooperação na aplicação dos fundos comunitários no pós 2020.
Mais Investimento nos Caminhos de Santiago e Fátima
Valença cidade central do Caminho Português para Santiago e ponto de partida do Caminho de Fátima, no topo norte de Portugal, vê reforçada a promoção e dinamização de dois traçados de peregrinações que são, hoje, uma referência turística importante para o concelho.
Reforço do Centro de Cooperação Policial
O Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Valença Tui e vê o seu trabalho, capacidades e meios reforçados, reconhecendo um trabalho que é essencial para a Eurocidade, mas também para toda esta região. 
Combate aos Incêndios
O exemplo de Valença, com décadas, no apoio dos Bombeiros de Valença a Tui fica agora institucionalizado entre Portugal e Espanha, estabelecendo-se uma cooperação alargada até 25 kms dentro de cada pais no combate aos incêndios.
Valença Passará de 10G para 100G  nas Comunicações
O reforço da ligação transfronteiriça em fibra, com a renovação dos equipamentos das ligações existentes em Valença, passando da atual capacidade de 10 G para a tecnologia de 100 G foi outro dos pontos acordados. Investimento fundamental para o reforço das comunicações nesta região transfronteiriça.

Sem comentários:

Enviar um comentário