domingo, 10 de março de 2019

Passeio Verde: O rio Minho também se conhece de… bicicleta

De bicicleta, em comunhão com a natureza. A Ecopista do rio Minho é um dos percursos mais bonitos para fazer de bicicleta em plena natureza. Seguindo o curso de água que limita Portugal e Espanha, passa pelos concelhos de Monção e Valença, com paragens em inúmeros pontos de interesse.
Corredor verde, habitat de inúmeras espécies da fauna e flora, esta ecopista é também dona de uma paisagem de rara beleza, autêntica, que casa em harmonia a natureza e a história: A Ecopista do rio Minho foi a primeira em Portugal a aproveitar linhas férreas desativadas para aí "instalar" o seu percurso.
São mais de 20 quilómetros a unir os centros históricos de Monção e Valença, que merecem também, antes ou depois do percurso, uma visita demorada.
O primeiro troço da Ecopista do Rio Minho foi inaugurado em 2004 e, desde essa altura, tem vindo sempre a crescer, em tamanho e em reconhecimento: Em 2009, no IV Encontro de Vias Verdes da Europa, realizado na Bélgica, foi classificada como a quarta melhor ecopista da europa. Em 2017, nos European Greenway Awards, realizados na Irlanda, recebeu o título de terceira melhor via verde da Europa. (...)
in Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário