sexta-feira, 1 de março de 2019

Visita Guiada à Quinta do Mosteiro de Sanfins À Descoberta de um Biótipo de Rara Beleza

Valença convida para a descoberta da riqueza natural do biótipo da Quinta do Mosteiro de Sanfins, numa visita guiada, no próximo sábado, 2 de março. O ponto de encontro está marcado para as 9h, no Largo do Mosteiro de Sanfins.
A visita guiada é gratuita e tem a duração aproximada de 1 hora.
À Descoberta da Quinta de Sanfins
A visita proporcionará uma interpretação da riqueza natural do biótipo do complexo do Mosteiro de Sanfins e da sua cerca, nomeadamente das carvalheiras, dos sobreiros e aveleiras seculares. A visita percorrerá, também, o património edificado como a Igreja Românica, a zona residencial, a Capela da Senhora do Loreto, as fontes e o moinho.
Ao Encontro da Memória e Lenda.
Após a visita está programada a inauguração das peças artísticas “Porta-caça do Mosteiro de Sanfins” do Barão Hutter, na área envolvente ao mosteiro, no âmbito do projeto Desencaminharte, da CIM Alto Minho.
A intervenção artística tem por base as mais antigas tradições / lendas do antigo Couto Monástico de Sanfins e a oferenda aos monges dos primeiros salmões do rio Minho, ou das  primeiras peças de caça de javali da temporada.
Mosteiro de Sanfins, Uma Joia do Românico e Natural
Em Sanfins encontramos um dos monumentos românicos mais importantes de Portugal. As primeiras referências reportam-se a 604 DC. Trata-se de importante exemplar de um românico com referências galegas.
O complexo da Quinta do Mosteiro de Sanfins, propriedade da Câmara Municipal e a beneficiar de um conjunto de intervenções, possui um biótipo com uma riqueza e enquadramento natural únicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário