segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ação climática em Valença




Valença – Tui,  24 de Outubro, Ponte Eiffel, Rio Minho, um evento significativo, embora a quantidade de pessoas que participou  foi menor do que se esperava devido á chuva persistente, que nos acompanhou durante todo o dia.
Precisamos mudar! Esse é o principal objetivo que devemos ter em mente no momento atual.
Temos a noção de que estamos destruindo o nosso planeta, mas até pouco tempo atrás nada era feito, muito pelo contrário, ninguém  se preocupava com isso, agora embora alguns não aceitem, mas todos já sabemos. O Planeta, a nossa região  está   mudando! O mundo cada vez é mais consciente, precisamos além de  reciclar   a nossa antiga mentalidade, construir mecanismos que contribuam para um modelo de desenvolvimento, baseado na agroecologia e nas industrias limpas, uma matriz energética diversificada e descentralizada, no reconhecimento e valorização das práticas tradicionais baseadas na convivência entre produção e preservação ambiental.
Promover a sustentabilidade de recursos locais abandonados e a dignidade do desenvolvimento humano na nossa região de Valença, é um inicio e uma meta, que os novos dirigentes políticos e em conjunto com a população e grupos sociais, devem ter na sua agenda de prioridades.
Será sem dúvida, atravéz de ações, debates, que surgirá a construção de outro paradigma de desenvolvimento que seja justo, sustentável e responsável com as gerações futuras.
O câmbio climático assinala  mudanças geopolíticas, econômicas e culturais que atingem a nossa região e a todo o planeta.

Qual foi o objectivo, da ação climática na Ponte Eiffel - Rio Minho?
350.org é uma campanha planetária focada na consciêncialização do aquecimento global, que teve início há um ano e meio. Nosso grande objetivo é influenciar as decisões dos líderes mundiais, que vão se reunir em dezembro, na cidade de Copenhague. Basicamente mobilizar jovens, estudantes, artistas, escritores, politicos e gente de todo tipo para as grandes manifestação, que tiveram lugar o dia 24 de Outubro ao redor do mundo,este dia foi sinalizado como o dia Internacional  de Ação Climática. Queremos que os líderes concordem em baixar as emissões de CO2, para que a concentração do gás na atmosfera fique abaixo de 350 partes por milhão. De acordo com os cientistas, esse é o nível seguro para a vida no planeta. Atualmente, a concentração está acima dessa marca e já causa muitos impactos em todo o mundo.
Precisamos agora, no entanto, pensar mais, em como discutir as ações concretas e as discuções politicas que vão refletir seriamente na sociedade e no cotidiano da região de Valença. Tenho a consciência de que ações climáticas como a do dia 24 de Outubro, são fundamentais pelo seu carácter simbólico, agindo em prol de uma região Valenciana e de um Planeta mais sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário