quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vinhos de Valença Premiados Quinta Edmun do Val


O vinho Quinta Edmun do Val, de Valença, obteve a medalha de prata no A.W.C. Vienna International Wine Challenge 2009, o segundo  concurso internacional mais prestigiado do mundo.
Este é o segundo prémio internacional conseguido pelo vinho Quinta Edmun do Val, depois da medalha de prata obtida no Concours Mondial de Bruxelles, em Abril deste ano.
Na edição de 2009 do A.W.C. Vienna International Wine Challenge deste concurso foram provados 9000 vinhos oriundos de 33 países produtores.
A Quinta Edmun do Val, de Paulo Ruibal, com 7 hectares, localiza-se no lugar da Torre, na freguesia valenciana de São Julião.
O vinho Quinta Edmun do Val, é um vinho regional do Minho elaborado a partir das castas Alvarinho (90%), Loureiro (7%) e Trajadura (3%). Para o produtor a adição destas pequenas quantidades de vinhos de outras castas, ao alvarinho, tem o objectivo de afinar e completar o lote. A vindima é preparada em caixas de 12 kg   vinificadas em cubas de inox, processo acompanhado pela enóloga Cristina Mantilla González.
Segundo o consultor em enologia Joel Carvalho este vinho “apresenta uma cor amarelo palha pouco intensa, límpida com leve gás. Podemos chamar este vinho tipicamente Alvarinho, visto a quantidade das outras castas ser ínfima e fazerem mesmo e só, retoques no vinho. Intensa fruta cítrica, muito fresca. Muito limão e toques alaranjados que mais intensificam a frescura no nariz. Fruta madura de pomar, pêra, marmelo que é levado a um lado mais tropical, com sugestões de ananás e algum pêssego maduro. Para enriquecer aparece o chá doce, tília e camomila. Tudo isto bem agarrado a um extracto de mineralidade intensa, típico novamente desta casta. Boca fresca com gás em quantidades equilibradas. Boa acidez que confere bastante frescura, ainda com a ajuda das frutas cítricas. A boca mostra-se mais evoluída. Fruta madura e flores de pasto deitadas sobre uma grossa camada de vegetal, feno, relva. De repente surgem as especiarias sem aviso prévio, depois de algum tempo em copo, aparecem complexas. Já largos minutos no copo, ainda dá prazer trazer novamente este “Alvarinho” a prova”.

Sem comentários:

Enviar um comentário