quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ecopista do Rio Minho Ganha Prémio Europeu

O juri internacional da IV European Greenways Award reconheceu a Ecopista do Rio Minho (entre Valença e Monção) como a quarta melhor via verde da Europa, na categoria turismo.
O prémio promovido pela Associação Europeia Greenways (E.G.W.A.) e do Ministério do Turismo da Comunidade Alemã da Bélgica, com o apoio da Fundação Biodiversidade espanhol e da Direcção-Geral da Empresa e Indústria da U.E, foi anunciado, em  9 de Outubro, no Centre Culturel "TRIANGEL" em St Vith, na Bélgica.
À edição de 2009 concorreram 21 vias verdes de 10 países tendo a Ecopista do Rio Minho sido apurada com mais 6 para a final, acabando por receber o quarto prémio e a única de Portugal a obter um prémio neste concurso, até ao momento.
Este prémio foi criado em 2003 e o concurso realiza-se a cada dois anos.
A Ecopista “Rio Minho”, de Valença a Monção, uma -via verde- “colada” ao rio, faz o aproveitamento da antiga linha do caminho-de-ferro, numa extensão de 9 Km no concelho de Valença.
A Ecopista está destinada a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha, skate e tem reforçado a oferta turística da região com um novo produto de natureza que mostra alguns dos aspectos mais cativantes do Vale do Minho.
O percurso da ecopista proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, contactos com o rio Minho, ribeiros e vistas sobre a Praça-Forte de Valença, a Catedral de Tui e a Torre de Lapela. Alguns miradouros proporcionam vistas privilegiadas para o rio Minho e as veigas. As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000 e um vasto património edificado permitem pequenas escapadas  complementares à ecopista. O Centro de Interpretação da Ecopista, na antiga Casa da Vigia, mostra a fauna, a flora e as memórias da antiga linha do caminho de ferro.

Sem comentários:

Enviar um comentário