quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Biblioteca Sensível Itinerante em Valença “Uma Viagem ao Universo do Livro e do Conto”

A Biblioteca Municipal de Valença recebe “Uma Viagem ao Universo do Livro e do Conto”, entre 4 e 19 de Novembro, no âmbito do Aproximarte – Projecto Pedagógico do Grupo de Teatro Comédias do Minho.
No dia 4 a apresentação, para as escolas valencianas, decorrerá às 15h00 e nos dias 16, 17 e 19, às 10h00.
“Uma Viagem ao Universo do Livro e do Conto” é um encontro entre contadores e crianças, onde se tenta, com a manipulação dos objectos, reciclar o seu sentido comum e sugerir novas formas de leitura.
Uma nova forma de biblioteca, denominada de Biblioteca Sensível Itinerante, onde os livros tanto podem ser o pão, as folhas, a madeira e o vento, contendo histórias surreais, animadas pelo gesto e voz dos seus contadores. As mais estranhas histórias saem dos livros mais incríveis.
As artes plásticas misturam-se com o teatro, num encontro informal, onde os objectos mais banais e inutilizados proporcionam múltiplas leituras. A iniciativa conta com uma exposição com os temas: Os pirilampos; As cabines de mar; O museu do pão; Os armários sensíveis.
Para o animador Raul Oliveira mais do que contar histórias, o pretendido é desenvolver o gosto pelo livro e pela leitura. Ao proporcionar uma experiência que rompe com a rotina das crianças, recorremos como estratégia à encenação do acto de ler, em que a figura do contador desempenha um papel potenciador da criatividade e da imaginação da criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário