sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Candidatura da Praça-Forte de Valença a Património da Humanidade

A Câmara Municipal aprovou o estabelecimento de um protocolo com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto com vista à preparação do Dossier de Candidatura da Praça-Forte a Património de Interesse Cultural da Humanidade, junto da UNESCO, no âmbito da candidatura das Fortificações Abaluartadas de Fronteira.
         O estudo monográfico, sobre a evolução dos sistemas fortificados de Valença do Minho, das suas origens à actualidade, será coordenado  pelo Professor Doutor Mário Jorge Barroca, professor associado com agregação do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da F.L.U.P..
         Para o Presidente da Câmara de Valença, Dr. José Luís Serra  “a preparação deste processo de candidatura está a implicar o envolvimento de uma equipa técnica qualificada, com experiência, já, em casos semelhantes e com capacidade para demonstrar a qualidade intrínseca dos bens a classificar”. Para o autarca a candidatura da Praça-Forte tem conseguido reunir à sua volta, desde a primeira hora, a sociedade da região. Um envolvimento que cresce, a cada dia, e que tem recebido os melhores ecos nos meios académicos e cientificos bem como na classe política dirigente de Portugal e Espanha.
         A apresentação do Dossier de Candidatura de Valença está programada para o final de 2010. Durante este mês, na Cimeira Ibérica, na cidade de Elvas, será apresentada públicamente a candidatura transfronteiriça.
         Para além de Valença a candidatura contará, entre outras, com as fortificações abaluartadas de Almeida,  Marvão, Estremoz e Elvas.
         A candidatura recebeu o acolhimento dos Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros português e já se encontra na lista indicativa de Portugal e Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário