quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Sobreiro de Taião a Árvore de Interesse Público

Uma das principais actividades da Árvores de Portugal é detectar e divulgar as árvo­res mais notáveis do nosso país. Algumas destas árvores serão por nós propostas à Autoridade Florestal Nacional (AFN), para que sejam classificadas como Árvores de Interesse Público.
Este belís simo sobreiro (Quer cus suber L.) é disto um bom exem plo. Situ ado junto à capela da Sra. do Socorro na Fre gue sia de Taião, con ce lho de Valença, destaca-se pelo seu majes toso porte e pela som bra que pro por ci ona ao local.
O seu perí me tro à altura do peito (PAP) ultra passa os 4,5 metros e altura ronda os 19 metros, mas é a sua copa o que mais impres si ona, supe rando os 20 metros de diâ me tro médio.
A ser aceite a pro posta, esta seria a pri meira árvore clas si fi cada no con ce lho. Mas vários outros exem pla res, de várias par tes do país, foram já pro pos tos por nós, dos quais se espera o desen vol vi mento dos res pec ti vos processos.
Este será um tra ba lho para mui tos anos e que irá neces si tar a cola bo ra ção das pes soas que se inte res sam pelas árvo res e pela sua justa pro tec ção. Os exem pla­res que des ta ca mos (e que pode rão vir a ser clas si fi ca dos) são seres únicos e que mere cem ser conhe ci dos. Na Árvo res de Por tu gal acre di ta mos que este será um pro jecto que irá apro xi mar as pes soas ao nosso patri mó nio arbó reo, pelo que valerá a pena todo o tra ba lho desenvolvido.
in Árvores de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário