terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tomada de Posse da Câmara e Assembleia Municipal de Valença


Os novos titulares da Câmara e Assembleia Municipal de Valença tomam posse em 2 de Novembro, às 15h30, no auditório Dr. Jorge Gama, dos Paços do Concelho. O Dr. Jorge Mendes é o novo Presidente do Executivo Municipal.
O Executivo Municipal será constituido por 4 eleitos pelo PSD, que assume a presidência e 3 eleitos pelo PS.
A Assembleia Municipal será constituída pelos 16 presidentes de junta, 10 eleitos pelo PSD, 8 pelo PS, 2 pelo CDS / PP e 1 pelo PCP / PEV.
Curriculum do Dr. Jorge Mendes 
Nasceu na Sertã em 1965. 
Na Escola Primária, sob a influência do “Prof. Barata”, tomou contacto com alguns dos valores que o acompanham até hoje: igualdade, determinação e simplicidade. 
Em 1974 ruma à Escola Industrial, onde se forma no ramo de Mecânica, na especialidade de Torneiro Mecânico. Apesar de alguns convites profissionais e da “pressão” do Sr. Padre Miguel, seu treinador de futebol, em que ingressasse no Seminário de Fátima, inscreve-se na Área de Economia, concluindo o 11º ano na Escola Secundária da Sertã. 
Destes tempos consta que conseguia conjugar os estudos, em que se destacava, com a intensa actividade desportiva e a sua irreverência juvenil, sempre pronto a enfrentar novos desafios. 
Completa os seus estudos secundários, 12ºAno, em Lisboa, “abandonando” a sua terra aos 17 anos, ingressando na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, cujo curso conclui em 1989, tendo como colegas de curso os actuais Secretários de Estado das Obras Públicas e da Administração Local. Destes tempos recorda a irreverência da vida universitária e a actividade desportiva, sagrando-se Campeão Universitário de Lisboa em várias modalidades colectivas, com destaque para o Voleibol. 
Abraça a vida profissional como Economista em 1989, iniciando-se como consultor de economia e estratégia através do qual colaborou em variados estudos para o Estado e empresas privadas, com destaque para o Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa, Plano de Ordenamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, vários PDM´s e Planos de Pormenor, destacando-se neste campo o “Vilamoura XXI” e vários estudos de valorização estratégica de patrimónios imobiliários para os principais grupos económicos nacionais e estrangeiros, em Portugal e no exterior. 
Simultaneamente abraça a vida académica como Assistente e Professor Convidado do I.N.P. e da Faculdade de Ciências e Tecnologias da U.N.L., entre 1990 e 1997. 
Em 1997, com o nascimento da segunda filha, decide rumar a Valença, sua terra de coração, porque como afirma, as “filhas para além de mãe e pai também precisam de avós e primas”, o que em Lisboa não era possível, ficando colocado na Escola Secundária de Valença, onde leccionará, entre outras áreas, Economia, a par da actividade de consultoria e formação. Os seus alunos e alunas consideram-no um “porreiraço”, “exigente” e sempre pronto a “azucrinar a cabeça ao pessoal”. Mas numa coisa todos concordam: é um amigo sempre disponível, que continua a tratar pelo nome alunos que foram seus á vários anos. 
Iniciou-se na vida política em 2001, a convite do Dr. Luís Campos Ferreira, com quem mantém uma cumplicidade de “irmãos”, tantas foram as lutas que travaram juntos, tendo sido eleito vereador pelo PSD na Câmara de Valença desde 2001, sem pelouro, com um “vencimento mensal” de 130 euros, “uma fortuna” segundo ele. 
Os adversários têm dele estima e consideração, ressalvando a sua lealdade e verticalidade, aliada ao facto de não misturar divergências políticas com problemas pessoais e familiares.

Sem comentários:

Enviar um comentário