quinta-feira, 17 de julho de 2014

ESCE Valença vence Prémio Europeu de Empreendedorismo

Projeto Inovador de Ensino Superior implementado na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana ganha o mais reputado Prémio de Empreendedorismo Europeu: “European Enterprise Promotion Awards”, na categoria de Investimento nas Competências Empreendedoras.
“Leaders for the Future - Projeto Integrado Individual” da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC] acaba de ser distinguido com o primeiro lugar nacional nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, da Categoria Investimento nas Competências Empreendedoras, de entre um universo de 53 projetos candidatos,  considerados de extrema reputação a nível nacional.
Os resultados nacionais dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2014, uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia para distinguir as melhores práticas na promoção do empreendedorismo na Europa, a que o IAPMEI está associado desde o seu início como coordenador nacional, foram apresentados por aquela entidade, no passado dia 25 de junho, em Lisboa, numa cerimónia de entrega de prémios que contou com as presenças  do Presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves,  e com o digníssimo júri constituído por Murteira Nabo, Braga da Cruz, entre outras personalidades. 
Para João Paulo Vieito, Diretor da ESCE-IPVC “conquistar o 1º lugar desta categoria não é mais do que o reconhecimento público da notoriedade desta Escola no trabalho que desenvolve junto dos seus alunos. Este é o  prémio mais prestigiante que existe a nível Europeu na área do empreendedorismo” considerou à margem daquela cerimónia.
De lembrar que o  prémio foi criado pela Comunidade Europeia há cerca de 8 anos para premiar iniciativas empreendedoras no espaço europeu.
 “Leader for de Future” é o nosso “Projeto integrado Individual“ em que cada aluno que ingressa numa das licenciaturas desta Escola Superior tem de desenvolver, ao longo de três anos, um  negócio que seja implementável” explica João Paulo Vieito. “O projeto, em setembro, entra no seu terceiro ano de vida” lembra ainda o Diretor, salientando que “o projeto envolve todos os alunos da ESCE”.
Luís Barreto, Subdiretor da Escola, explica que “acima de tudo é uma resposta desta Escola ao atual cenário económico e social nacional, que se assume como parte integrante da formação ministrada nas unidades curriculares das suas licenciaturas: Marketing e Comunicação Empresarial, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão da Distribuição e Logística e Organização e Gestão Empresariais”.
“Este prémio traduz o pioneirismo e a exclusividade do projeto formativo da ESCE, nomeadamente pelo facto desta Escola se assumir como a primeira unidade de ensino superior em Portugal a estimular e ensinar os alunos a trabalhar por conta própria e não por conta de terceiros” comenta ainda a propósito do projeto Luís Barreto.
Recorde-se que esta iniciativa consiste em envolver os alunos num projeto de três anos conducente, de forma objetiva, à criação do seu próprio emprego - começando com a conceção da ideia de negócio (1º ano letivo) e culminando com a conclusão/implementação de um plano empresarial (3º ano letivo). Simultaneamente, objetiva-se combater o desemprego, maioritariamente na região do Alto Minho, estimulando o espírito empreendedor dos alunos e dotando-os de ferramentas de implementação, monitorização e gestão do próprio negócio.
“Neste momento temos mais de 100 projetos em execução estimando-se a conclusão/implementação dos primeiros, em julho de 2015, e esperamos ultrapassar os 170 já no próximo ano letivo. Com esta iniciativa pretendemos, ao longo dos anos,  repovoar o Alto Minho de negócios sustentáveis que permitam melhorar substancialmente a competitividade desta região, o que, com o empenho dos alunos e envolvimento da comunidade, só poderá resultar em sucesso e empregabilidade” revelou Luís Barreto.          
“É sem dúvida um projeto ambicioso. Acreditamos que, a médio prazo, podemos contribuir para  alterar o contexto económico da  região e essa é uma das maiores gratificações para a ESCE-IPVC”, considerou ainda o Diretor.
Sublinhe-se que existe todo um conjunto de entidades parceiras que apoiam os projetos em causa, Bancos, incubadoras, Associações Comerciais, entre outras, encontrando-se em construção um novo edifício para a ESCE-IPVC, orçado em cerca de 7 milhões de Euros, e que contempla a construção de uma incubadora estrategicamente concebida para apoiar os alunos no trajeto de implementação dos seus projetos de negócios.
Recorde-se que a Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC detém uma vasta oferta formativa, ministrando ao nível das Licenciaturas os seguintes cursos:
Contabilidade e Fiscalidade
Gestão da Distribuição e Logística
Marketing Comunicação Empresarial
Organização e Gestão Empresariais

Sem comentários:

Enviar um comentário