terça-feira, 1 de julho de 2014

Comboio Celta Já Para em Valença

Os autarcas de Valença, no Alto Minho e Tui na Galiza congratularam-se hoje com a primeira paragem do comboio internacional "Celta" naquela eurocidade, considerando tratar-se de uma "mais-valia" para empresários e população locais daquela região transfronteiriça.
O comboio "Celta", que liga diretamente o Porto à cidade galega de Vigo, começou hoje a parar em Valença, Viana do Castelo e Nine.
Em comunicado conjunto o presidente social-democrata da Câmara de Valença, Jorge Mendes e o Alcalde de Tui, Moisés Rodríguez Pérez, "congratulam-se pela primeira paragem comercial do comboio ocorrida hoje às 08h32, na eurocidade".
"Esta nova oferta de transporte público é uma mais-valia para a eurocidade que passa a ter acesso ao Porto e a Vigo, pela manhã e fim da tarde, com uma boa relação preço/qualidade", sustentam os autarcas das duas cidades separadas por apenas 400 metros.
Jorge Mendes e Moisés Rodríguez Pérez agradecem ao secretário de Estado dos Transportes de Portugal, Sérgio Monteiro e à Ministra espanhola do Fomento Espanhol Dª. Ana Pastor o empenho para que este serviço se concretizasse.
A ausência de paragens comerciais do comboio internacional que começou a ser operado em julho de 2013 foi sempre alvo de forte contestação da associação transfronteiriça bem como de empresários e autarcas locais da eurorregião.
Sem paragens, o "Celta" fazia a ligação internacional em menos 45 minutos face ao anterior comboio.
Pelo facto de circular numa via única, fazia paragens técnicas ao longo do percurso da Linha do Minho, de poucos segundos.
Acontecia nomeadamente nas estações de Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, para cruzamento de composições, mas sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros.
A partir de hoje o embarque e desembarque de passageiros voltou a ser uma realidade em Valença Viana do Castelo e Nine (distrito de Braga), tal como foi acordado na Cimeira Luso-Espanhola que decorreu em Chaves a 04 de junho.
Com bilhete único, que mantém o preço de 14,75 euros, o comboio "Celta" passou a percorrer os 175 quilómetros (Porto/Vigo) em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas, em duas ligações diárias em cada sentido.
Esse tempo de viagem deverá ser reduzido a partir de 2016, depois de eletrificada e modernizada a Linha do Minho e parte do troço na Galiza, conforme acordado pelos governos de Portugal e de Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário