sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sabores Serranos Mantém Tradição da Pega ao Porco

A Pega ao Porco na Lama regressa a Valença no próximo domingo, 14 de junho, às 17h00, no âmbito do Festival Gastronómico “Sabores Serranos” no Parque de São Sebastião, em São Julião.
O porco bravo será o grande protagonista da Pega ao Porco na Lama uma singular tradição marcada pela agilidade do “bicho” e os tombos dos concorrentes. 
Uma arena fechada circular, completamente enlameado e com porcos bravos (javalis) convidará as várias equipas a demonstrar a sua destreza em agarrar o “bicho”. De igual para igual “bicho” e concorrentes percorrem a arena entre as escapadas e os muitos tombos. Cada equipa será constituída por dois jogadores, podendo ser masculina ou feminina.  Ganha a equipa que conseguir agarrar o porco no melhor tempo.  
A equipa com o melhor tempo terá direito a dois porcos e duas caixas de vinho, o segundo lugar receberá um porco e 2 caixas de vinho e o terceiro lugar será contemplado com um presunto e duas caixas de vinho. 
A Pega ao Porco na Lama decorre no âmbito do Festival gastronómico Sabores Serranos que no próximo fim de semana faz um convite a visitar a freguesia valenciana de São Julião e saborear as iguarias à base de carne de porco como o presunto, os chouriços, os rojões, o bolo do tacho, o leitão no caixote, a orelha de porco entre outros.
No âmbito do certame será possível degustar e adquirir os fumeiros, a broa de milho, o mel, as compotas e licores, a doçaria regional, os vinhos alvarinhos locai e os produtos do campo de temporada.
Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença,  da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São Julião e conta com o apoio das Adegas Edmund Val e Rolan e do Clube de Tração às 4.

Sem comentários:

Enviar um comentário