quarta-feira, 10 de junho de 2015

Valença Celebra 6 Anos de Cidade com Apresentação do Livro “Ruas de Valença – Passo a Passo”

Valença celebra os seis anos de elevação a cidade na próxima sexta-feira, 12 de junho, com a apresentação do livro “Ruas de Valença – Passo a Passo”, às 21h30, nos Paços do Concelho.
“Ruas de Valença – Passo a Passo” é uma obra do historiador valenciano Pinto Neves que traça o perfil evolutivo histórico das ruas do centro histórico e das mais emblemáticas da área urbana.
Os nomes primitivos, as suas evoluções ao longos dos séculos, as personalidades e fatos históricos mais representativas na toponímia da área histórica e central da cidade trazem dados novos e curiosos para ficarmos a conhecer melhor Valença.
Pinto Neves é um historiador valenciano, autodidata, com um extenso conjunto de obras sobre a história de Valença de que se destacam: “Valença na História e na Lenda”, “Valença das Origens aos Nossos Dias”, “Valença entre a História e o Sonho”, “Valença e Tui: Relações através dos Tempos”. Em preparação tem as obras “Valença, Da Fundação à Eurocidade” e “Valença. Confrarias / Irmandades”.
Este ato pretende evocar a data de elevação de Valença a cidade em 12 de junho de 2009, por unanimidade, pela Assembleia da República. Valença passou, assim, a ser, desde essa data, a segunda cidade do distrito de Viana do Castelo.
A apresentação do livro será enriquecida com um momento musical a cargo da Academia de Música Fortaleza de Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário