quinta-feira, 25 de junho de 2015

Valença Apresenta Bacalhau à Contrasta

Valença reforça a aposta no turismo gastronómico com a apresentação do novo prato “Bacalhau à Contrasta”, sexta-feira, 26 de junho, às 15h30, no Baluarte de Nª Srª do Carmo, na Fortaleza. 
A apresentação estará a cargo do Chef José Vinagre e contará com a presença das unidades de restauração valencianas.
“Bacalhau à Contrasta” é a fusão dos sabores genuínos, seculares e emblemáticos da gastronomia raiana,  onde o bacalhau e o polvo são protagonistas.
O bacalhau especialidade de Valença e o polvo da Galiza ultrapassam as fronteiras e  harmonizam-se num prato único.
A textura, o aroma e o tempero, com o bacalhau, o polvo, a batata, a cenoura, a espiga de milho, a couve e a cebola roxa, fazem do “Bacalhau à Contrasta” um manjar digno dos deuses. Um prato diferente, de cores vivas e sabores únicos pronto a despertar sensações.
Contrasta, designação primitiva de Valença, dá nome a este prato,  uma homenagem às origens, à autenticidade e identidade da sua gastronomia. Valença séculos a apurar sabores e saberes, da arte de bem confecionar e receber os comensais.
“Bacalhau à Contrasta”  é um prato simples e criativo que irá enriquecer a suculenta ementa valenciana e passará a estar presente nos cardápios dos restaurantes da cidade aderentes à iniciativa e tem a particularidade de juntar o melhor dos produtos locais.
O momento será a oportunidade para entregar os diplomas aos funcionários das unidades de restauração valencianas participantes na ação de formação «Chaves do Alto Minho» uma iniciativa da APHORT, de educação para o turismo.
O novo prato “Bacalhau à Contrasta” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença, C.I.M. – Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e A.P.H.O.R.T -  Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, no âmbito do programa PROVE/TASTE- Os Novos Sabores da Gastronomia Local e Regional.

Sem comentários:

Enviar um comentário