terça-feira, 28 de março de 2017

Valença Poupa 40 Mil Ano em Piscina e Pavilhão

Investimento em Painéis Solares Pouparão Mais de 400 mil em 10 anos
Valença conseguiu reduzir 58,5% nos gastos com gás natural nos complexos desportivos da Piscina e Pavilhões Municipais em 2016. Num ano poupou mais de 40 mil euros e em 10 anos espera-se superar os 400 mil.
A aposta feita nas energias renováveis além das poupanças permite mais qualidade de vida e  responsabilidade ambiental para Valença. Investimentos que se alargam aos vários equipamentos municipais e iluminação pública, contribuindo para reduzir o CO2 tal como o compromisso assumido por Valença no Pacto dos Autarcas 2020.
Poupança de 81% no Pavilhão
No Pavilhão Municipal conseguiu-se reduzir 81% no gasto de gás natural, no ano de 2016 comparativamente com 2015. Valores que refletem a operacionalidades de um conjunto de painéis solares que permitem abastecer com água quente solar os balneários.
Poupança de 36% na Piscina
Na Piscina Municipal os gastos com gás reduziram 36% comparando o ano 2014 com 2016. O novo sistema de painéis solares está a abastecer com água quente solar os balneários, bem como aquecer os 700 mil litros de água dos tanques da Piscina. A eficiência dos painéis é significativa em grande parte do ano. 
  A estes valores acrescem reduções significativas nos gastos com eletricidade em números que só relativamente à Piscina Municipal, comparando  2014 com 2016 se situou nos 10%.
Gestão Eficiente de Equipamentos
A par das baterias de painéis solares, nestes dois complexos, um sofisticado sistema de gestão permite monitorizar, em continuo, todos os gastos energéticos e a operacionalidade dos equipamentos. Gestão fundamental para a manutenção dos equipamentos, bem como a sua eficácia para os utentes, como por exemplo manter a água dos tanques da piscina a temperatura correta de 29 graus, a todas as horas, todos os dias do ano, bem como a climatização do edifício.
Maior Parque Solar do Alto Minho
Recorde-se que o conjunto de painéis solares instalados em 2015, nestes equipamentos, são o o maior parque solar do Alto Minho com 96 painéis solares na Piscina Municipal e  54 no Pavilhão Municipal.
Continuar a Reduzir os Gastos
A Câmara vai continuar a investir na eficiência dos equipamentos municipais.  Para poupar dinheiro e melhorar a qualidade dos serviços vai-se investir em novas caldeiras para a Piscina Municipal, para reduzir mais gás natural. Programa-se, também, a implantação de um sistema de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica para consumo próprio.

Sem comentários:

Enviar um comentário