terça-feira, 30 de setembro de 2014

Valença Classifica de Interesse Municipal Hotel e Campo de Golfe no Convento de Ganfei

Valença aprovou a Declaração de Interesse Municipal do investimento turístico da RAR- Refinarias de Açúcar Reunidas, para a Quinta do Convento de Ganfei.
O projeto apresentado pela RAR contempla a recuperação e preservação das memórias do  Convento de Ganfei e a sua ampliação para a instalação de um hotel com 60 quartos. O investimento contempla, ainda, a construção de apartamentos turísticos e de um campo de golfe com 9 buracos. 
O Município de Valença, com a aprovação da Declaração de Interesse Municipal está a criar as condições para que este processo avance e se concretize um investimento fundamental para Valença e para esta região transfronteiriça.
A igreja do Convento de Ganfei está classificada como imóvel de Interesse Publico e guarda as memórias seculares de um mosteiro beneditino que terá sido construido no séc. VII. Um templo com grande prestigio ao longo dos tempos, com vários privilégios régios e dada a sua localização, com a cidade de Tui em frente, foi ator privilegiado dos vários confrontos entre portugueses e castelhanos. Na sua igreja guardam-se os restos mortais de São Ganfei.
Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, “Valença quer ver concretizada a requalificação do Convento de Ganfei, importante conjunto patrimonial. Este foi um passo importante para a viabilização deste projeto”.

Sem comentários:

Enviar um comentário