quarta-feira, 8 de julho de 2015

Valença recebe o Sanfins Medieval

O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe o Sanfins Medieval, no fim de semana de 10 e 11 de Julho, uma iniciativa que pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular.
Uma jornada medieval, com ceia, visitas guiadas, serenatas, ateliers de pintura, canto e serenatas. Um programa que remete o visitante para a época medieval e um exemplar da arquitetura religiosa românica, classificado como monumento nacional.
O programa de sexta, 10 de Julho, começa às 18h00, com a abertura de uma exposição sobre a arquiteturado mosteiro, a cargo da UUniversidadeo Minho, seguido da apresentação do livro “Mosteiro de Sanfins de Friestas”.
Ponto alto do evento é a ceia medieval, com o celebre Anho à Sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo e outras iguarias da época, acompanhado dos bons vinhos da região. O Anho à Sanfins é criado em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor inigualável. Uma ceia animada com a Tuna da Universidade do Minho. 
Do programa de sábado, 11 de julho, consta um atelier de pintura e exposição, a partir das 16h00. Para as 19h está agendada uma visita guiada ao conjunto arquitetónico do Mosteiro que terminará com a voz da soprano Silvia Pinto. Da jornada de sábado destaca-se ainda a ceia e a serenata a cargo do grupo Luar do Minho.
Sanfins Medieval encerrará com o ritual da Queimada Galega, onde não faltará o “Conxuro” da Queimada.
Sanfins Medieval é um evento que marca e projeta o Mosteiro de Sanfins. Este é um dos monumentos mais emblemáticos de Valença que a Câmara Municipal tem tentado dinamizar, com a limpeza da área da cerca da quinta, reflorestação com espécies autóctones, organização de visitas guiadas e de um conjunto de eventos, sobretudo para os mais jovens, ao longo do ano.
  A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.
A participação na ceia implica uma pré-inscrição para os nºs  965405545 

Sem comentários:

Enviar um comentário