segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sampaio da Nóvoa passou em Valença e foi espreitar casa onde nasceu

O candidato a Presidente da República Sampaio da Nóvoa passou hoje pela casa onde nasceu, em Valença, meio caminho entre duas ações de campanha, interrompendo durante alguns minutos a sua viagem para apresentar a alguns jornalistas a habitação.
Acompanhado pelo pai, Sampaio da Nóvoa passou pela casa – situada entre a saída de Valença e a estrada para Monção – e reconheceu que esta é agora “muito diferente” de quando ali nasceu, num quarto no primeiro andar da habitação.
“Foi exatamente naquela janela e naquele quarto que nasci. Eu e os meus quatro irmãos, nascemos os cinco aqui, no mesmo quarto e na mesma cama e com o mesmo médico-parteiro, o doutor Matos Lima”, confidenciou o antigo reitor à agência Lusa, enquanto apontava para uma janela da casa.
E prosseguiu: “Era uma casa de aldeia, levou uma volta muito grande. Aqui em baixo era mais como um celeiro, para guardar produtos, e tinha um grande jardim para trás”.
A casa atualmente é habitada por uma senhora da República Dominicana, que se mostrou disponível para que o candidato entrasse no local, mas o escasso tempo e o registo de espontaneidade não permitiram que tal sucedesse.
“Sempre foi casa da nossa família, mas nunca vivemos aqui. Naquela altura, os juízes e procuradores não podiam exercer na comarca de nascimento ou do nascimento da mulher, e o meu pai nunca pôde estar aqui colocado em Valença. Quando se aproximava o nascimento, vínhamos para aqui”, prosseguiu, acompanhado pelo pai, o antigo juiz Alberto Sampaio da Nóvoa.
O Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário