quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Valença: Jorge Mendes anseia por uma Fortaleza Património da Humanidade

O presidente da Câmara de Valença mostrou-se este domingo confiante de que a Fortaleza local irá chegar a Património da Humanidade. Em declarações à TVi, durante o programa "Somos Portugal", Jorge Mendes lembrou que "só em 2015, a Fortaleza recebeu mais de dois milhões de visitantes. É um recorde!". A contagem, recordou o edil valenciano, resultou da recente instalação de "contadores de entradas que podem atestar isso mesmo. Uma coisa é dizer que entraram muitos ou poucos, mas nós temos a certeza de que em 2015 entraram mais de dois milhões de pessoas dentro da Fortaleza". 
Aos microfones da TVi, Jorge Mendes reiterou que "a Fortaleza de Valença é hoje uma imagem de marca e a cidade orgulha-se dela. No passado olhava-se para este monumento com algum receio. Hoje é uma mais valia que atrai visitantes e turistas. Mas não é só isso. Temos também o nosso rio Minho que tem uma excelente Eco Pista que liga Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e está às portas de Caminha", salientou o presidente da Câmara. "O norte está a pedalar rumo ao futuro e acreditamos que 2016 vai ser um grande sucesso em termos turísticos", acrescentou o autarca valenciano. 
Durante este domingo, a TVi esteve também na Casa Azul, uma das mais antigas casas têxtil-lar em Valença. À televisão de Queluz, o proprietário do estabelecimento considerou que "Valença tem um comércio potente". A empresa conta mais de três décadas de vida. Tem lojas tanto no interior como no exterior da Fortaleza. "Há clientes que visitam a parte histórica e há outros que vão à parte nova da cidade", explicou Vítor Domingues. 
O mercado espanhol, referiu o empresário, tem mostrado crescente procura por esta arte. "Funcionamos bem com os espanhóis há muitos anos. Criámos tradição no têxtil-lar, mas o comércio em Valença acabou também por criar tradição noutras áreas tais como a restauração, o pronto-a-vestir, decoração, garrafeiras, entre outros", concluiu. 
in Rádio Vale do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário