quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Valença Tem Anho no Forno e Arroz Pingado Este Fim de Semana

O Festival Gastronómico “Sabores do Anho” decorre entre 3 e 4 de setembro, na freguesia valenciana de Gondomil. Uma oportunidade para saborear o Anho Assado no forno a lenha, com  arroz pingado, feito por quem mais sabe desta tradição secular.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, é o espaço de acolhimento deste festival gastronómico dedicado a um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia valenciana, o Anho no Forno, a 12,5 euros a dose.
Sabores do Anho é uma oportunidade única para saborear um prato genuíno da região elaborado de forma tradicional assado, como há séculos, nos tradicionais fornos a lenha por mãos sábias; um prato rei gastronómico das festas grandes. Como alternativa os comensais podem saborear os rojões e deliciar-se, na sobremesa, com as celebres Sopas Secas.
O anho assado nos fornos de Valença é criado, em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor inigualável.
O festival abre sábado, às 12h com e do programa de animação consta o Trilho da Corredoura do Manco, às 16h e para as 22h está programada a atuação do Grupo de Sopro e Cordas de Outeiro. Domingo o festival abre às 12h, estando programado um espetáculo da Ginasticart para as 16h30 e  concertinas e cantares ao desafio, a cargo de Ricardo Jorge e Zé Barbosa, a partir das 17h.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil.
Os Sabores do Anho encerra o ciclo anual de eventos gastronómicos que a Câmara Municipal de Valença dinamizou ao longo deste ano e de que destacaram, ainda, os Sabores da Lampreia, Os Sabores Serranos, Os Sabores da Aldeia, os Domingos Gastronómicos e Fevereiro Mês da Lampreia.