terça-feira, 19 de abril de 2011

Câmara Coloca Oleões em Valença


19 oleões (15 nas freguesias e 4 na sede do concelho), para recolha selectiva de óleos alimentares usados, vão ser colocados nas freguesias valencianas pela Câmara Municipal, a seguir à Páscoa, em parceria com a Valorminho. No Centro Histórico serão colocados oleões individuais, por restaurante.
A par da instalação dos oleões a autarquia vai distribuir folhetos informativos e um funil, por domicilio, para purificar e facilitar a colocação dos óleos nas garrafas e garrafões.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, é importante recolher estes óleos, evitar que eles poluam os nossos rios, os lençóis freáticos e permitir o seu reaproveitamento. Colocar os resíduos de óleos alimentares no Oleão é, para Jorge Salgueiro Mendes “um gesto simples que se todos o fizermos Valença ganha.
O sistema de recolha selectiva será gerido pela Valorminho, empresa intermunicipal, responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos, que encaminhará os óleos para produção de biodiesel.
Esta iniciativa insere-se no programa “Óleo Valor (Minho-Lima) recolha e encaminhamento para a valorização de óleos alimentares usados”.
Os novos contentores serão colocados em pontos estratégicos das freguesias.
Os cidadãos deverão acondicionar os óleos usados em garrafas ou garrafões até 5lts, sendo os recipientes fechados e depositados directamente nos oleões.

Sem comentários:

Enviar um comentário