sexta-feira, 15 de abril de 2011

Valença Avança 3ª Fase da Requalificação da Fortaleza


A Câmara Municipal de Valença adjudicou a empreitada da 3ª fase da requalificação do Centro Histórico pelo valor de 1.890.315,61 euros, acrescido de IVA. A empreitada avançará inicialmente na Rua da Oliveira e terá um prazo de execução de 12 meses.
A intervenção vai incidir entre o Baluarte do Carmo e o Largo de S. Teotónio/Largo Dr. José Maria Rodrigues, abrangendo as ruas da Oliveira, Direita (Mouzinho de Albuquerque), José Rodrigues e as travessas dos Açougues, Hospital da Misericórdia, Passadiço e do Hospital Militar.
A traça desta 3ª fase tem a marca do arquitecto Eduardo Souto Moura, prémio Pritzker 2011, autor do projecto de requalificação do Centro Histórico.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara, refere que o Executivo está a acautelar todas as medidas para que esta empreitada cause o menor impacto possível no comércio e visitantes. O autarca aponta, ainda, que o Executivo teve especial atenção na preparação das fases da empreitada e no sistema de entrada de materiais na obra, que será por sistema hidráulico, de modo a não causar impacto na fortificação e na obra já realizada. O objectivo é que não se verifiquem os problemas e constrangimentos verificados nas anteriores empreitadas.
A aposta na Fortaleza passa pela sua requalificação integral com uma marca mais funcional e moderna que seja factor de atractividade para a dinamização da actividade comercial, turística e cultural.
A redefinição de espaços públicos, a pavimentação com unificação e coesão da malha urbana, a renovação de todas as infra-estruturas e a criação de percursos pedonais no perímetro da muralha, rematados com árvores, em todo o seu desenvolvimento, são as grandes marcas desta intervenção.
A parte menos visível, mas a mais importante da intervenção, vai decorrer no subsolo com a renovação completa de todas as infra-estruturas subterrâneas, com a criação de galerias técnicas, para receberem todo o tipo de instalações relacionadas com o abastecimento de água, saneamento básico, telecomunicações, rede eléctrica, tvcabo e gás.
Um espaço de estacionamento de apoio, com 35 lugares, será também criado na parte poente da Rua da Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário