sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fortaleza Com Maias Valença Florida - Maias Engalanam Varandas


A Fortaleza de Valença enfeita-se com 170 Maias, este fim de semana, revivendo uma tradição ancestral e secular. As janelas, as montras, as varandas, as principais portas de entrada na Fortaleza vão apresentar coroas, arcos e ramos floridos de Maias.
As giestas, os verdes, as flores campestres e alguns materiais recicláveis vão dar uma cor primaveril às principais ruas da Fortaleza de Valença. Cada Maia terá, ainda, como manda a tradição, um verso ou dito alusivo. Por todo o concelho muitas outras Maias e raminhos de giesta vão enfeitar as varandas, os portões e as viaturas, sobretudo, na noite de 31 de Abril para 1 de Maio.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara, “congratula-se pelo empenho dos comerciantes que se associaram, de forma massiva, à Câmara Municipal ajudando a criar a maior mostra de maias do pais. Este é um evento com grande capacidade dinamizadora do comércio tradicional e da actividades turística”.
Valença revive, assim, a mais antiga festa de celebração da Primavera e do novo ano agrícola, com as “Maias”. Uma expressão viva da tradição e cultura popular que Valença está a recuperar.
Na região do Minho e concretamente em Valença, subsiste a tradição de comemorar-se a entrada no mês de Maio com a colocação de coroas de flores – As Maias - ou raminhos de giesta nas janelas, portas ou fechaduras.
Diz o povo que Maio é “manhoso” e que as giestas, barram a entrada do diabo, das bruxas ou do “burro”.
As associações, comércios, organismos públicos e particulares vão dar o seu contributo na 2ª Mostra “Fortaleza com Maias”, organizada pelo Município de Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário