domingo, 11 de setembro de 2011

CALDO VERDE é já uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa



Valença afirma-se em grande no panorâma gastronómico nacional ao ter apresentado, defendido e promovido este prato emblemático da cozinha tradicional valenciana.
A alheira de Mirandela, o queijo Serra da Estrela, o caldo verde, o arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém foram hoje eleitos como as "7 Maravilhas da Gastronomia" nacional.
O anúncio foi feito durante um espetáculo realizado hoje à noite na antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém e reflete o resultado dos 899.069 votos registados entre 07 de maio e 07 de setembro pela organização da iniciativa.
As iguarias eleitas foram as mais votadas de uma lista de 21 escolhidas por um painel de especialistas, que selecionou três pratos pelas categorias de entradas - pastéis de bacalhau, alheira de Mirandela e queijo Serra da Estrela -, sopas - açorda alentejana, caldo verde e sopa da pedra -, marisco - amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco e xarém com conquilhas -, peixes - bacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno e sardinha assada -, carnes - chanfana, leitão da Bairrada e tripas à moda do Porto -, caça - coelho à caçador, coelho à Porto Santo à caçador e perdiz de escabeche de Alpedrinha - e doces - pastel de Belém, pastel de Tentúgal e pudim Abade Priscos.
in lusa

1 comentário:

  1. Eu comi o caldo verde em Valença do Minho, estava uma delicia e por isso votei. Parabéns para Valença, para o caldo verde e para Portugal por ter a melhor gastronomia do mundo.

    ResponderEliminar