sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sabores e Tradições Valencianas Tasquinhas Com Petiscos, Vinhos e Desfolhada



A Câmara Municipal de Valença promove uma mostra gastronómica, com as Tasquinhas “Sabores e Tradições”, no fim de semana de 1 e 2 de Outubro, no Mercado  Municipal, com petiscos, vinhos, pratos tradicionais e uma desfolhada.
As tasquinhas apresentam os sabores, mais genuínos, das aldeias valencianas, com o Caldo Verde, a melhor sopa de Portugal, eleita umas das Maravilhas da Gastronomia de Portugal, em grande destaque. O cabrito e as delicias do porco, com as muitas formas de apresentar e confeccionar são alguns dos pratos que será possível degustar.
No petiscar a broa, a orelha, o presunto, os demais fumeiros, as filhoses, o bolo do tacho e não faltarão as deliciosas sobremesas como o arroz doce, os valencianos, as rosquilhas, os papudos e tantos outros, a acompanhar, é claro, sempre com os bons vinhos verdes da região.
O carro de bois, os trajes singulares, os despiques das modas antigas, acompanhados pelas concertinas, os bombos, o reco-reco vão animar a desfolhada no sábado à noite, 1 de Outubro.
Para o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Salgueiro Mendes “a mostra das tasquinhas pretende ser uma festa da cultura Valenciana, recriando um ambiente de festa popular minhota. Esta mostra potenciará a memória colectiva e evidenciará os valores histórico / culturais valencianos.”
As tasquinhas abrem ao público sábado, 1 de Outubro  às 12h00 e encerram às 24h00. Do programa de sábado destaca-se  a actuação, às 13h30 da Tuna Feminina Universitária de Trás-os-Montes (Vibratuna), às 14h30 da Tuna Masculina Universitária do Porto e às 15h00 do Grupo de Pauliteiros de Miranda, da Universidade do Porto. A noite começa com a actuação do Grupo de Pauliteiros de Miranda, da Universidade do Porto, às 21h00 segue-se a recriação de uma desfolhada tipica minhota, com a presença dos agrupamentos folclóricos valencianos. A noite seguirá, ainda, com a actuação às 23h00 do Grupo de Pauliteiros de Miranda, da Universidade do Porto.
No domingo, 2 de Outubro, o recinto abre das 12h00 às 24h00. Durante a tarde está programado um espectáculo de concertinas
A Mostra Gastronómica das Tasquinhas “Sabores de Tradição” é uma iniciativa da Câmara de Valença que conta com  o especial empenho e colaboração das Juntas de Freguesia e associações locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário