sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Governo demonstrou abertura para levar candidatura da Fortaleza de Valença à UNESCO.


Presidente da Câmara de Valença com o Presidente do Comité Português da UNESCO
Presidente da Câmara de Valença com o Secretário de Estado da Cultura


O Presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, entregou a Proposta de Candidatura da Fortaleza de Valença à inscrição  na Lista Indicativa de Bens Portugueses, a Património da Humanidade, pela UNESCO, ao Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, hoje, sexta-feira, 30 de Setembro, na Secretaria de Estado da Cultura.
A proposta foi entregue esta manhã, também, ao Embaixador Fernando Andresen Guimarães, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.
Para Jorge Salgueiro Mendes este é o primeiro passo para o desejo de Valença ver inscrita a Fortaleza na Lista Indicativa de Bens Portugueses. Jorge Mendes manifesta o seu regozijo pelo excelente acolhimento manifestado por todas as entidades à proposta de Valença e à abertura manifestada pelo Governo de Portugal em levar a candidatura à UNESCO.
O conjunto que Valença pretende classificar e inscrever na Lista de Património Cultural denomina-se FORTALEZA DE VALENÇA, tem uma extensão aproximada de 5,5 Km's de muralha e está já classificado como Património Nacional de Portugal. A Fortaleza é constituída por fortificações abaluartadas e medievais. O núcleo edificado intramuros apresenta uma área de 212 233 m2 que se desenvolvem em dois corpos, o Recinto Magistral e a Coroada, interligados pelas Portas do Meio. A área de protecção tem 432.737 m2 e inclui a Ponte Centenária Internacional, sobre o rio Minho, principal símbolo das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário