domingo, 18 de setembro de 2011

Candidatura da Fortaleza a património da UNESCO


O presidente da Câmara de Valença anunciou este domingo que a candidatura da Fortaleza da cidade a património da UNESCO deverá ser entregue ao secretário de Estado da Cultura a 30 de Setembro.
"Temos o processo pronto e já foi pedida uma audiência ao secretário de Estado da Cultura, que deverá acontecer a 30 de Setembro, para concluirmos esta etapa. Caberá depois ao Governo português formalizar a candidatura, através do comité português na UNESCO", explicou à Lusa o autarca Jorge Mendes.
A candidatura da Fortaleza de Valença a Património de Interesse Cultural para a Humanidade está prevista há vários anos e chegou a ser anunciada no âmbito de um projecto em conjunto com o centro histórico de Tui, na Galiza, e mais tarde enquadrada com outras estruturas do género em Portugal.
No entanto, face ao "atraso" que se verifica nestes processos, a autarquia decidiu avançar sozinha com o processo de candidatura, que será formalmente entregue ao secretário de Estado Francisco José Viegas, suportada em pareceres técnicos de vários especialistas.
A Fortaleza de Valença, classificada como Monumento Nacional, assume particular importância pela dimensão e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.
Durante séculos de melhoramentos e alterações à estrutura, desempenhou papel preponderante na defesa dos ataques de Espanha e chegou a receber cerca de 3.500 homens, em dois regimentos do Exército.
Nos últimos dez anos, o processo de reabilitação da Fortaleza de Valença já custou cerca de sete milhões de euros, através de um projeto de quatro fases da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura, que assenta na reabilitação do património construído e na criação de galerias técnicas para vários serviços.
A terceira fase vai custar 2,2 milhões de euros e arranca até final do ano. No entanto, as obras só terminarão em 2014, com a quarta fase dos trabalhos, avaliados em 2,5 milhões de euros.
Segundo números revelados pela autarquia há poucos dias, a Fortaleza de Valença foi visitada em Julho e Agosto por uma média diária de dez mil pessoas.
in Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário