quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fortaleza de Valença a Património da UNESCO


A Câmara de Valença vai apresentar a candidatura da sua fortaleza a património da UNESCO.
Foi Jorge Mendes quem o afirmou, dando conta que a candidatura está “praticamente pronta”, faltando apenas a tradução da documentação, suportada em pareceres técnicos, para inglês.
Durante o mês de Setembro o processo será entregue à secretaria de Estado da Cultura, como decorre das normas deste processo.
A candidatura da Fortaleza de Valença a Património de Interesse Cultural para a Humanidade, que agora vai avançar, está prevista há vários anos e chegou a ser anunciada no âmbito de um projecto em conjunto com o centro histórico de Tui, na Galiza, e mais tarde enquadrada com outras estruturas do género em Portugal.
“São processos que se encontram mais atrasados e nós não vamos esperar mais. A nossa candidatura está pronta e até final do mês chega ao Governo, que depois tem responsabilidade de analisar e remeter para a representação portuguesa junto da UNESCO”, explicou Jorge Mendes.

As autarquias de Valença, Almeida, Elvas, Estremoz e Marvão chegaram a apresentar uma declaração aprovada por todos, há mais de três anos, com a intenção de desenvolver o processo de candidatura das fortificações abaluartadas de fronteira entre Portugal e Espanha.
“Se o actual governo quiser que seja em conjunto, por nós está tudo bem. O que queremos, em definitivo, é avançar com o nosso projecto de candidatura, como forma de potenciar o investimento que temos feito”, sublinha o autarca.
Na reabilitação da fortaleza, processo iniciado em 2000 e que teve a colaboração do arquitecto Eduardo Souto Moura, a Câmara de Valença já investiu cerca de sete milhões de euros, mas até 2014, data prevista para a conclusão das obras, esse valor deverá totalizar a 10 milhões.
“É um investimento que faz sentido. Basta ver que pela primeira vez foi estudado, este verão, o número de visitas à Fortaleza de Valença e chegamos à conclusão que são 10 mil pessoas por dia. Qual é o monumento que tem esta procura?”, acrescenta o autarca.

A Fortaleza de Valença, classificada como Monumento Nacional, assume particular importância pela dimensão e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.
Durante séculos de melhoramentos e alterações à estrutura, desempenhou papel preponderante na defesa dos ataques de Espanha e chegou a receber cerca de 3.500 homens, em dois regimentos do Exército.

in Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário