quinta-feira, 10 de março de 2016

Lampreia com Tradição é em Valença no Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”

Cinco variedades de lampreia, a 10 euros a dose, prometem deliciar os mais exigentes paladares na 7ª edição do Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”. A comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, em Valença, espera um  número recorde de visitantes,  no fim de semana de 11 a 13 de março.
A variedade é grande, Lampreia à  Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno,  Recheada ou o prato dos cinco sabores, são os tipos de lampreia possíveis de saborear. Como prato alternativo os tradicionais Rojões. Acompanham o caldo verde, bem como os bons vinhos verdes da região e as sobremesas típicas.
Para quem procura novos sabores e tendências o curso de hotelaria da EPRAMI vai presentear os comensais com a degustação de lampreia em Sushi, Empanada, Gressinos e Escabeche de lampreia com framboesas.
A melhor lampreia do mundo, pescada artesanalmente no Minho e confecionada por cozinheiros especializados vai-se apresentar, no Festival Gastronómico, genuína, revelando todos os segredos ancestrais dos seus sabores.
Valença tem duas comunidades de pescadores secularmente ligadas ao rio Minho e à pesca da lampreia, São Pedro da Torre e Cristelo Côvo, onde as redadas, proporcionam as divinas lampreias que marcam esta temporada gastronómica.
Pescadas nas últimas semanas tem estado a ser apuradas em tanques da  Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por “bater a lampreia”, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.
Sabores da Lampreia é uma genuína festa gastronómica valenciana que, ano após ano, se tem afirmado como o maior evento gastronómico da região dedicado à lampreia. 
Uma área dedicada à doçaria regional, aos vinhos e licores e à exposição de instituições locais e regionais e a animação musical popular, completarão o certame.
A iniciativa é da Câmara de Valença, Junta de São Pedro da Torre e da Associação Sabores do Rio Minho e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre.
Esta é uma oportunidade única para comer uma boa lampreia em Valença. Séculos de tradição a apurar receitas resultam em 5 pratos que são um convite a deliciar-se com estes manjares. Saboreá-la é uma experiência gustativa que proporciona uma viajem pelos sabores mais genuínos desta região raiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário