terça-feira, 8 de setembro de 2009

Novos Centros Escolares de Valença , Friestas e Jardim de Infância de Cerdal

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras, presidiu à inauguração do novo Centro Escolar de Valença em 10 de Setembro,.Neste dia foram, ainda, inaugurados os novos Centro Escolar de Friestas e o Jardim de Infância de Bogim – Cerdal, num investimento que ronda os 4 milhões e 500 mil euros.
Até ao final do ano entrará, ainda, em funcionamento o novo Centro Escolar de Passos - Cerdal, em fase final de obra.
O Centro Escolar de Valença conta com seis salas para o pré-escolar e doze para o primeiro ciclo. O equipamento conta, ainda, com cantina, biblioteca, sala de informática, 2 salas de música, um salão polivalente para o desenvolvimento das mais diversas actividades desportivas e recreativas, auditório, secretaria, sala para direcção, sala de professores, sala para a associação de pais, sala para pessoal não docente, entre outros espaços. Este centro dispõem, ainda, do espaço do campo de treinos, com relva sintética, do SC Valenciano, para a prática desportiva.
O Centro Escolar de Friestas dará apoio à parte norte do concelho e conta com 2 salas para o pré – escolar, 4 para o pimeiro ciclo, sala de professores, biblioteca, refeitório, sala para pessoal não docente, um polivalente coberto para actividades desportivas e recreativas e outros espaços de apoio.
O Jardim de Infância de Bogim em Cerdal, conta com 3 salas para o pré-escolar, sala para educadoras, refeitório, sala para pessoal não docente e outros espaços de apoio.
Estas escolas contam com novo mobiliário e equipamentos destacando-se os novos 20 quadros digitais que, em muito, enriquecerão as actividades lectivas.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, este é o maior investimento de sempre realizado em Valença na àrea da educação e vai dar resposta às necessidades, actuais e futuras, apontadas na Carta Educativa. Intervenções com o objectivo de proporcionar aos jovens alunos as melhores condições para a aprendizagem. Em aberto fica, ainda, a construção de um último Centro Escolar a localizar na freguesia de Gandra.
Para o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Dr. Rui Baleiras, este é um esforço sem precedentes do governo e das autarquias na qualificação e capacitação do pais.
Com o novo Centro Escolar de Valença nasce, ainda, uma nova rua entre este equipamento e a Piscina Municipal que permitirá um melhor fluxo do trânsito na Zona Escolar e Desportiva com a abertura de um canal de circulação entre a avenida da Juventude e a rua 25 de Abril, com seguimento para a rua Domingos Aguiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário