quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Plano Director Municipal de Valença

A Câmara Municipal de Valença aprovou, hoje, 16 de Setembro, propor o novo P.D.M. – Plano Director à Assembleia Municipal, após ter recebido o visto definitivo de conformidade por parte da C.C.D.R.N. – Comissão de Coordenação da Região Norte.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “trata-se de um P.D.M. que vai de encontro às expectativas das pessoas, das empresas, das instituições e define as linhas gerais em matéria de planeamento estratégico do concelho”.
Para a C.C.D.R.N. o P.D.M. de Valença “está conforme as disposições legais e regulamentares vigentes, tanto em termos procedimentais como materiais, manifestando-se, ainda, compatível com os instrumentos de gestão territorial aplicáveis na área do Município”.
O P.D.M. aprovado é a base de um novo modelo de ordenamento, contemplando as grandes linhas estratégicas de desenvolvimento e crescimento do Município, merecendo especial destaque a Plataforma Logística de Valença, o Comboio de Alta Velocidade, com os terminais de passageiros e mercadorias, as áreas de expansão industrial e urbana, bem como as zonas de protecção ao património edificado e ambiental.
O processo de revisão do P.D.M. foi objecto de amplos estudos, por equipas multidisciplinares e de grande participação, tanto nas várias apresentações públicas promovidas nas freguesias, como na procura de informações junto dos serviços e on-line, o que veio a enriquecer, valorizar e tornar mais consensual o novo documento de gestão territorial de Valença.
O P.D.M. em vigor no concelho de Valença data já de 1994.

Sem comentários:

Enviar um comentário