sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Valença Anúncia Parque de Lazer / Geriátrico na Inauguração do Centro de Dia

Valença anúnciou, hoje, a criação de um parque de lazer e geriátrico, numa àrea de cerca de 10 mil m2, em plena àrea urbana. O anúncio foi feito no âmbito da inauguração do novo Centro de Dia de Valença que contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Drª Idália Moniz.
O futuro parque de lazer / geriátrico dará apoio ao novo Centro de Dia, com uma àrea geriátrica, vocacionada para a população sénior, espaços especificos para as crianças e outros destinados à comunidade de um modo geral. A nova estrutura situa-se na àrea denominada por “Cidade Nova”, em plena zona urbana de Valença, em espaços contiguos, também, ao actual campo da feira. A autarquia está a proceder à expropriação dos últimos terrenos necessários à concretização deste projecto.
No acto inaugural o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, referiu a importância deste equipamento para o apoio aos séniores e solicitou, ainda, à governante, a viabilização das candidaturas a mais dois centros de dia e um lar no concelho. Equipamentos necessários para fechar a rede de estruturas de apoio social aos idosos do concelho. Recorde-se que em curso está, ainda, o Complexo Social do Núcleo da Cruz Vermelha de Valença, na Senhora da Cabeça e o Centro de Dia de Cerdal, equipamentos financiados, também, pela Câmara Municipal e governo através do programa PARES.
A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Drª Idália Moniz, congratulou-se pela colocação deste novo equipamento ao serviço da comunidade e saudou a autarquia por ter “visão estratégica ao fazer o reaproveitamento deste espaço e o disponibilizar, em plena àrea urbana, ao serviço dos idosos”.
O novo Centro de Dia da Associação Social e Recreativa dos Aposentados de Valença implicou um investimento de cerca de 190 mil euros. Localizado no edifício do Centro Coordenador de Transportes, o novo equipamento resulta da readaptação do espaço onde, em tempos, funcionou a Biblioteca Municipal.
Com uma àrea superior a 450 m2 está dotado de refeitório, cozinha, lavandaria, wc's, elevador e sala de estar no res-do-chão e no primeiro piso tem um ginásio, já equipado com maquinas de manutenção, sala de convívio/atelier, àrea de descanso, sala de leitura, sala de enfermagem, sala de higiene e outros espaços de apoio.
A concretização da readaptação, de parte, do edifício do Centro Coordenador de Transportes implicou verbas do programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, da Câmara Municipal de Valença e fundos própios da associação.

Sem comentários:

Enviar um comentário