terça-feira, 29 de setembro de 2009

Trilho Pedestre da “Ínsua do Crasto” em Valença - A Ínsua do Crasto, a Foz do Rio Manco, as Pesqueiras do rio Minho ...

A Câmara de Valença  promove uma caminhada no trilho pedestre “Ínsua do Crasto”, no próximo sábado, 3 de Outubro. Um percurso 11,95 Km's encostado ao rio Minho e às pesqueiras com passagens pela Insua do Crasto e foz do Rio Manco, complementar à Ecopista Valença / Monção.
O ponto de encontro está marcado para a igreja paroquial de Friestas, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas.  A caminhada será orientada por dois monitores que porporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse ambiental atravessados por este trilho.
O primeiro ponto de destaque patrimonial vai para o Portão dos Crastos: uma fachada imponente no local onde a ecopista e este trilho se encostam à EN Valença / Monção.
A emblemática Ínsua do Crasto, uma língua de terra no rio Minho, já nos limites com Monção e a Foz do Rio Manco, são dois dos pontos mais marcantes do percurso onde o trilho é de interpretação da natureza. Trata-se de uma zona onde a fauna e a flora são abundantes e muito diversificadas, sendo comum observar corvos marinhos, várias especies de gaivotas, tordos e estorninhos, gralhas, pegas-rabudas, pisco-de-peito ruivo e os papa amoras. Com um pouco de sorte será até possível ver alguma lontra ou vison, comuns neste autêntico refugio da natureza, nas margens do rio Minho.
Por todo o percurso a flora é abundante com destaque para a angélica, o dente-de-leão, a camomila, a salgueirinha, a branca-ursina, a cenoura brava e algumas dezenas mais de plantas fornecem medicina e perfumam as margens dos caminhos e carreiros sinuosos entre campos e matas.
Pelas margens  ribeirinhas do rio Minho o percurso segue para sul, até ao emblemático cruzeiro medieval de Verdoejo, percorrendo itinerários agrícolas,  trilhos de pescadores e velhas pesqueiras, outrora percorridos por contrabandistas.
Trata-se de um percurso de pequena rota de características paisagístico-ecológico, com um grau fácil, com uma cota máxima os 68 metros.

Sem comentários:

Enviar um comentário