sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Comércio em forte queda nas regiões fronteiriças com Espanha


Em Valença, fala-se numa queda das vendas a espanhóis de 20 a 30 por cento, mas em Vila Real de Santo António, a quebra é de 75 por cento.
O comércio nas regiões portuguesas que fazem fronteira com Espanha registou uma forte queda nas semanas de Natal e Ano Novo.
A União Empresarial do Vale do Minho fala de uma queda de 20 a 30 por cento nas vendas a espanhóis na zona de Valença e diz que nem mesmo o dia de Reis vai salvar a época.
«Não conseguem compensar aquilo que já foi perdido. São dois, três dias que os espanhóis chegam aqui a Valença para fazer as compras de Reis, o equivalente ao nosso Natal quando fazem as ofertas da quadra», explicou o presidente desta associação.
No Sul, as portagens na Via do Infante afastaram muitos clientes e fizeram cair as vendas cerca de 75 por cento antes da chegada do Dia de Reis.
«Os espanhóis são espertos e apanharam-nos um bocadinho a dormir com as placas que puseram lá a dizer para não ir a Portugal porque se paga portagem. Isso desviou muita coisa», admitiu o presidente da Associação de Comércio e Serviços de Vila Real de Santo António.
Joaquim Guedes explicou ainda que na segunda-feira ainda apareceram muitos espanhóis em Vila Real de Santo António, mas sem dinheiro para comprar, porque o «espanhol não tem poder de compra».
«Em Vila Real, estamos a atravessar uma crise tremenda. Há pessoas que estão desoladas e não sabem o que fazer. Muitos deles já dizem que vão ter de fechar ou mandar empregados embora», concluiu.
Para contrariar esta situação, os comerciantes e a câmara desta cidade algarvia já prometeram fazer campanhas em Espanha para captar clientes e explicar que vir a Portugal pela estrada nacional não envolve o pagamento de portagens.
in TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário