sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Reis magos galegos deixaram cheque aos bombeiros de Valença



A festa era sobretudo galega, com uma Cavalgata de Reis a unir Valença e Tui, mas foram os bombeiros da cidade portuguesa a sorrir de forma especial ao receberem um cheque de 5000 euros da autarquia da Galiza.
"É uma ajuda dada habitualmente pela autarquia de Tui, pelo apoio que nós prestamos todo o ano", explicou à Agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Valença.
Isto porque o concelho de Tui não dispõe de qualquer corpo de bombeiros, pelo que em caso de emergência o primeiro socorro é prestado pelos 'voluntários' de Valença.
"Obviamente que não chega para as despesas que temos em prestar o serviço, mas é um apoio importante", acrescentou Luís Alberto Coelho, depois de receber o cheque das mãos do alcaide galego Moisés Rodriguez.
Pouco depois, cerca das 16.00 horas, os três reis magos, ladeados por 250 figurantes e nove carros alegóricos, partiam do quartel dos bombeiros de Valença em direcção a Tui, percurso de 3,5 quilómetros percorrido em duas horas, perante a alegria dos portugueses, mas sobretudo dos galegos.
"Esteve toda a semana à espera deste dia e agora tem medo de chegar junto dos reis magos. Só quer os caramelos, mas tenho eu que os ir buscar", explicou à Lusa Ana Solheiro, uma galega de Tui que se divertia à passagem dos reis magos e dos seus cavalos.
No passeio, o filho Guillerme, de três anos, assistia pela primeira vez ao desfile, onde a 'generosidade' dos reis magos se fazia sentir na distribuição, ás centenas de crianças que se avolumava na rua, mais de 1500 quilos de caramelos.
"É uma prova da relação, até cultural, entre os dois povos, que estamos sempre a tratar de melhorar", comentou à Lusa o alcaide de Tui, Moisés Rodriguez, enquanto Jorge Mendes, autarca de Valença, admitia alguma "emoção" com a forma como o desfile, é recebido na cidade galega.
Esta Cavalgata de Reis é promovida em conjunto pelos municípios de Valença e de Tui, que desde Dezembro formam a segunda eurocidade entre o Norte de Portugal e a Galiza, depois de Chaves e Vérin, sendo a única iniciativa do género com o cariz internacional.
Recorde-se que em Espanha a tradicional troca "natalícia" de prendas é feita no dia de Reis, daí a importância dada do lado galego à Cavalgata de Reis, iniciativa inicialmente se realizava apenas em Valença.
in Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário