sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Uma Eurocidade Com Sabores Seculares

Duas cidades, dois países, três línguas, um rio e um manancial de histórias e relações proporcionadas por séculos de fraternal e profunda convivência. As memórias da fronteira, do contrabando, do trapiche....
A Eurocidade, é sobretudo uma, é história e símbolo das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha. É, hoje, um espaço multicultural de portas abertas à modernidade e à diferença numa sociedade global, sem fronteiras para o intercâmbio das tradições e dos valores patrimoniais da Humanidade.
Séculos a aprofundar o gosto e as receitas, fazem de Valença destino gastronómico privilegiado. Terra onde o Bacalhau é Rei! Venha provar o Bacalhau à S. Teotónio, saborear a tradição do Caldo Verde, uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal e prove os Borrachinhos de Valença, um doce único.
Por sua vez em Tui existe uma antiga tradição gastronómica baseada nos produtos do rio Minho: o meixão, a lampreia, o sável, etc. que junto às “tapas” enriquecem o panorama das mesas tudenses. Reconhecidos, também, são os doces elaborados pelas freiras Clarisas ou “Enclausuradas” no seu mosteiro: os peixinhos de amêndoa.
O concelho de Tui forma parte do território da “Denominação de origem Rías Baixas” do afamado vinho alvarinho. Existem em Tui diversas adegas que produzem excelentes vinhos alvarinho que acompanham qualquer refeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário