Maria Inês Pereira Ferreira, filha de pais valencianos, brilhou no campeonato World Jump Rope (campeonato mundial de saltos à corda) que decorreu em França. A jovem atleta conquistou 11 medalhas no campeonato em Paris nos passados dias 21 a 25 de Julho. A competição contou com a participação da seleção portuguesa além de outros 22 países e envolveu 680 atletas.
Com apenas 12 anos, Inês Ferreira integrou pela primeira vez a equipa da seleção portuguesa na competição de rope skipping. A jovem participou em 12 provas do campeonato e teve uma prestação brilhante. Arrecadou um total de 11 medalhas. 1 medalha de ouro, 1 medalha de prata, 6 medalhas de bronze, 1 medalha de honra de quarto lugar e 2 medalhas de honra de quinto lugar. Nas provas de velocidade individual, Inês realizou 138 saltos na prova dos 30 segundos e 696 saltos na prova dos 3 minutos.
O Rope Skipping é uma modalidade desportiva que tem por base saltar à corda, utilizando uma diversidade de saltos, acrobacias e manejos da corda bem como infinitas combinações de habilidades e possibilidade de sincronismo entre os atletas e a música. Existem várias formas de saltar: corda individual (Single Rope), duas cordas (Double Dutch), partilha das cordas (Roda Chinesa), corda longa e outros. Para efeitos de competição apenas se contabilizam as provas individuais (velocidade, resistência, potência e freestyle) e provas de equipa (provas de velocidade e Freestyle).Este desporto começou a praticar-se em Portugal há cerca de 10 anos e em 2011 foi fundada a Associação Portuguesa de Rope Skipping. Inês Ferreira, com raízes em Valença do Minho, começou a praticar esta modalidade em 2013 e, em Março de 2015, em Braga, conquistou o título de Campeã Nacional na categoria youth (11-13 anos). Ao longo da sua curta carreira, já conquistou 6 medalhas de ouro, 10 medalhas de prata e 8 medalhas de bronze. Inês Ferreira pratica o rope skipping na equipa do "Colégio João Paulo II", em Braga onde reside atualmente.
in www.minhodigital.com
Sem comentários:
Enviar um comentário