segunda-feira, 15 de maio de 2017

Câmara de Valença estabelece parceria com Santa Catarina

Desporto, Turismo, Empreendedorismo, Ação Social, Cultura, Agricultura e Formação são as éreas de cooperação entre os dois municípios, tendo como horizonte a geminação. Em representação do Presidente desta Câmara Municipal portuguesa, o Vereador José Monte reuniu com o Edil Beto Alves e a sua equipa
No âmbito das comemorações do 16º Aniversário de Assomada, a Câmara Municipal de Santa Catarina convidou a sua congénere de Valença do Minho a estar presente nas festividades. O contacto já havia sido estabelecido recentemente, aquando da visita do Vereador Jacinto Horta àquele município português, onde foi convidado do Torneio Internacional de Minibasquete Eurocidade, que teve lugar em Valença e juntou equipas de Portugal e Espanha.
Em Assomada estiveram o Vereador do Desporto daquela autarquia, José Monte, e o treinador do clube local de basquete, Tomané, que participaram no almoço comemorativo de 13 de Maio e no festival com o mesmo nome. Pelo meio, tiveram ocasião de reunir com a equipa camarária encabeçada pelo Presidente Beto Alves, um encontro que teve lugar ao final do dia do último sábado.
José Monte, que esteve em Santa Catarina em representação do Presidente da Câmara valenciana, manifestou o interesse em estreitar a parceria entre as duas autarquias, tendo em vista uma futura geminação, e salientou áreas de cooperação como o Desporto, Turismo, Empreendedorismo, Ação Social, Cultura, Agricultura (mormente no que respeita ao plantio da vinha) e Formação, setores onde o Município de Valença do Minho tem uma rica experiência acumulada.
Por sua vez, o treinador Tomané manifestou vontade de cooperar na área do minibasquete, já que Valença é referência Internacional, e exortou a Câmara de Santa Catarina a participar, já no próximo ano, no Torneio Eurocidade, enviando crianças e jovens caboverdianos àquele município. Tomané manifestou, também, disponibilidade para a formação de técnicos desportivos e a doação de materiais e equipamentos para a Escola de Minibasquete de Assomada.
O Vereador José Monte, em nome do Presidente da sua autarquia, convidou o Edil Beto Alves a visitar Valença do Minho para conhecer o município português, vivenciar a realidade local e mobilizar parcerias junto de empresas e instituições de ensino locais que se encontram abertas à cooperação com Santa Catarina.
O autarca português e o Presidente Beto Alves trocaram, ainda, lembranças entre si.

Sem comentários:

Enviar um comentário