Foram mais de 81 mil peregrinos. Um número fácil de dizer mas que não está ao alcance de todos. Sobretudo quando, desde 2014, se regista um aumento exponencial de 130%. É este o cenário de Valença no panorama das peregrinações a Santiago de Compostela, em Espanha.
O presidente da Câmara, Jorge Mendes (PSD), só tem razões para sorrir e explicou a receita aos microfones da Rádio Vale do Minho. “É o resultado de muito trabalho nos últimos anos, ao qual outros municípios se têm também associado. Os números são fantásticos, mas esperamos atingir os 120 mil em 2021″, avançou o autarca social-democrata. “Esta é a previsão da sociedade Xacobeo. O número é ainda mais fantástico, mas dá-nos uma responsabilidade mais acrescida”, sublinhou. “Temos de saber receber e acolher bem quem nos visita. Temos de acarinhar cada vez mais esta gente para que volte e traga amigos”.
O Caminho Português da Costa atrai, cada vez, mais peregrinos até Valença, em 2014 eram apenas 779, ou seja 0,334 do total de peregrinos que chegaram a Santiago e em 2018 foram já 13836, ou seja 4,23%. Nos dois traçados que atravessam o concelho, a Câmara Municipal e as juntas de freguesia, tem investido na melhoria dos traçados, sinalização e criação de espaços de descanso e apoio aos peregrinos.
Mais Albergues e Unidades de Alojamento em Valença
O primeiro albergue oficial a surgir em Portugal foi o de São Teotónio. Hoje, esta estrutura, gerida pela Câmara Municipal, complementa-se com uma ampla oferta de albergues privados e demais unidades hoteleiras do concelho que já vai nas 47 unidades. A oferta crescerá, em breve, com novas unidades, em fase de obra / licenciamento, em implantação ao longo do caminho da costa e interior.
O Menu do Peregrino, conquista os peregrinos com pratos especiais a preços mais económicos. Das 84 unidades de restauração do concelho são cada vez mais as aderentes a este menu, sobretudo as que ficam na confluência destes percursos.
in Rádio Vale do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário