quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

JORGE MENDES APONTA RECORDE DE 120 MIL PEREGRINOS EM 2021

Foram mais de 81 mil peregrinos. Um número fácil de dizer mas que não está ao alcance de todos. Sobretudo quando, desde 2014, se regista um aumento exponencial de 130%. É este o cenário de Valença no panorama das peregrinações a Santiago de Compostela, em Espanha.
O presidente da Câmara, Jorge Mendes (PSD), só tem razões para sorrir e explicou a receita aos microfones da Rádio Vale do Minho. “É o resultado de muito trabalho nos últimos anos, ao qual outros municípios se têm também associado. Os números são fantásticos, mas esperamos atingir os 120 mil em 2021″, avançou o autarca social-democrata. “Esta é a previsão da sociedade Xacobeo. O número é ainda mais fantástico, mas dá-nos uma responsabilidade mais acrescida”, sublinhou. “Temos de saber receber e acolher bem quem nos visita. Temos de acarinhar cada vez mais esta gente para que volte e traga amigos”.
O Caminho Português da Costa atrai, cada vez, mais peregrinos até Valença, em 2014 eram apenas 779, ou seja 0,334 do total de peregrinos que chegaram a Santiago e em 2018 foram já 13836, ou seja 4,23%. Nos dois traçados que atravessam o concelho, a Câmara Municipal e as juntas de freguesia, tem investido na melhoria dos traçados, sinalização e criação de espaços de descanso e apoio aos peregrinos.
Mais Albergues e Unidades de Alojamento em Valença
O primeiro albergue oficial a surgir em Portugal foi o de São Teotónio. Hoje, esta estrutura, gerida pela Câmara Municipal, complementa-se com uma ampla oferta de albergues privados e demais unidades hoteleiras do concelho que já vai nas 47 unidades. A oferta crescerá, em breve, com novas unidades, em fase de obra / licenciamento, em implantação ao longo do caminho da costa e interior.
O Menu do Peregrino, conquista os peregrinos com pratos especiais a preços mais económicos. Das 84 unidades de restauração do concelho são cada vez mais as aderentes a este menu, sobretudo as que ficam na confluência destes percursos.
in Rádio Vale do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário