domingo, 20 de janeiro de 2019

Valença do Minho

Valença é uma cidade localizada no Distrito de Viana do Castelo, no extremo norte de Portugal. Está localizada na margem esquerda do rio Minho, na fronteira com a região espanhola da Galícia.
A principal característica de Valença é apresentar uma fortaleza dos séculos XVII e XVIII, com uma vila em seu interior (Fonte: Visit Portugal).
1. COMO CHEGAR:
Valença está distante 433 km da cidade de Lisboa.
Saindo de Lisboa, será necessário seguir pelas Rodovias A1 e A3.
Valença está situada na rodovia A3. Para chegar à Fortaleza, pegue a saída para a N101 e saia para a a Rua José Maria Gonçalves. Depois vire à direita para a Rua do Major Severino e você chegará até a Fortaleza.
2. UM POUCO DE HISTÓRIA:
Segundo o Visit Portugal, site oficial do turismo no país, o primeiro nome de Valença foi “Contrasta”, por ser uma povoação localizada em frente à cidade espanhola de Tui, que está na margem direita do rio Minho.Segundo o site Visit Valença, site oficial de turismo do município, o local onde atualmente está Valença foi ocupado por comunidades humanas desde a Pré-História. Há gravuras rupestres do período da Idade do Bronze que mostram a realização de atividades pastoris na área. O mesmo site afirma que existem vestígios de ocupação dos tempos do Império Romano.
A posição geográfica na margem do rio Minho, foi essencial para que o agrupamento humano se tornasse rota de passagem entre Braga (Portugal) e Lugo (Espanha) (Fonte: Visit Valença).
Durante o período da ocupação árabe, e sobretudo após a poderosa invasão de Almansor, em 997, Valença foi abandonada e somente reocupada após a Reconquista Cristã (Fonte: Visit Valença).
3. DA MURALHA À FORTALEZA:
A posição estratégica de Contrasta e sua importância como rota para peregrinação a Santiago de Compostela foram essenciais para que o rei Sancho I ordenasse a construção de uma defesa permanente no local no ano de 1.200 (Fonte: Visit Valença).
A edificação de uma muralha determinou uma nova dinâmica socioeconômica e política para Contrasta. Dentro dos muros, organizou-se uma cidade onde ficavam as funções políticas e militares. Fora das muralhas, ficou determinada a vocação agrícola (Fonte: Visit Valença).
No ano de 1.262, Contrasta passa a se chamar Valença. Na época, o rei D. Afonso III determinou ainda que toda a povoação da vila morasse dentro das muralhas medievais (Fonte: Visit Valença).
Durante a Guerra da Restauração, no século XVII, ocorreram as primeiras tentativas para reforçar a muralha contra os ataques espanhóis. Em 1.668, o francês Miguel Lescole ficou responsável pela construção da nova Fortaleza. O projeto foi entregue em 1.683, porém, nunca foi aprovado pelo Conselho de Guerra. Manuel Pinto Vilalobos, discípulo do francês, reaproveitou parte das plantas do mestre e reiniciou a obra em 1.691, com grande parte concluída no ano de 1.700 (Fonte: Visit Valença).
A Fortaleza de Valença, tal como é conhecida hoje, é uma das principais fortificações militares do continente europeu e apresenta 5 km de perímetro! (Fonte: Visit Valença)
4. O QUE VIMOS:
Fortalezas e cidades muradas não são tão comuns no dia-a-dia de um brasileiro! Justamente por serem incomuns, essas construções despertam muita curiosidade! Então, é certo que não perderíamos a chance de conhecer uma fortaleza! E ainda mais uma fortaleza com uma vila em seu interior!
Deixamos nosso carro do lado de fora da fortaleza e seguimos a pé para conhece-la por dentro! Acessamos a fortaleza pela Porta da Coroada, localizada no setor sul. Esta porta, em formato de arco, é a principal entrada da fortaleza. (Fonte: Visit Valença).
in Roda nos Pés

Sem comentários:

Enviar um comentário