A Eurocidade Tui é, cada vez mais, o epicentro das grandes rotas dos Caminhos de Santiago. Em 2018 foram 81652 os peregrinos que passaram ou começaram a sua peregrinação na Eurocidade. Em 2014 eram 35 494 mil, um aumento exponencial de 130% de peregrinos oriundos de todos os cantos do mundo.
Eurocidade Tui Valença a Grande Referência das Peregrinações
A aposta na dinamização e promoção do Caminho Português para Santiago, interior e da costa, está a dar, cada vez mais, os seus frutos.,Os últimos dados, fornecidos pela Oficina do Peregrino da Xunta de Galicia, apontam a Eurocidade Valença Tui, cada vez mais, como esse grande referente para quem quer começar e ou passar na sua peregrinação em direção a Santiago de Compostela. Estes valores são o reflexo, também, dos investimentos promocionais realizados em Portugal e no estrangeiro pela Câmara de Valença em parceria com Tui e a sociedade Xacobeo.
Caminho Português do Interior Mantém a Liderança
Em 2014 foram 34715 peregrinos que fizeram o Caminho Português do Interior, 14,59% do total dos que chegaram a Santiago de Compostela. Em 2018 foram já 67816 a fazer este percurso representando 20,72% do total que receberam a bula compostelana em Santiago de Compostela.
Caminho da Costa Cresce em Número de Peregrinos
O Caminho Português da Costa atrai, cada vez, mais peregrinos até Valença, em 2014 eram apenas 779, ou seja 0,334 do total de peregrinos que chegaram a Santiago e em 2018 foram já 13836, ou seja 4,23%.
Nos dois traçados que atravessam o concelho, a Câmara Municipal e as juntas de freguesia, tem investido na melhoria dos traçados, sinalização e criação de espaços de descanso e apoio aos peregrinos.
Mais Albergues e Unidades de Alojamento em Valença
O primeiro albergue oficial a surgir em Portugal foi o de São Teotónio. Hoje, esta estrutura, gerida pela Câmara Municipal, complementa-se com uma ampla oferta de albergues privados e demais unidades hoteleiras do concelho que já vai nas 47 unidades. A oferta crescerá, em breve, com novas unidades, em fase de obra / licenciamento, em implantação ao longo do caminho da costa e interior.
Mais Oferta de Restauração
O Menu do Peregrino, conquista os peregrinos com pratos especiais a preços mais económicos. Das 84 unidades de restauração do concelho são cada vez mais as aderentes a este menu, sobretudo as que ficam na confluência destes percursos.
Valença Marca os Peregrinos
Valença proporciona uma experiência única aos peregrinos: a meio da ponte internacional, em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui em frente a a Fortaleza de Valença atrás.
Sem comentários:
Enviar um comentário