quinta-feira, 9 de setembro de 2010

5º Passeio Caixa Carbono Zero - Pela Ecopista Valença-Monção

Foi um caso pioneiro e premiado internacionalmente de reconversão de uma linha ferroviária desactivada, no caso o troço final da Linha do Minho, entre Valença e Monção, abandonado nos anos 80. Resultou um trajecto muito bonito, quase sempre à vista do rio Minho e entre árvores que, além do mais, serve a população de algumas das aldeias atravessadas. Houve o cuidado de recuperar para outros fins os edifícios das estações. Um sistema de vedações e outros obstáculos garante a segurança de quem utiliza a ecopista sem pôr em causa a utilização pontual de um ou outro metro do troço pelos veículos dos moradores. As características do traçado permitem, além da caminhada, a circulação de bicicleta, patins, etc. Já perto de Monção a pista atravessa a aldeia de Lapela onde há pequenas lojas e cafés que podem fazer jeito.
Região: Alto Minho (Norte de Portugal) 
Como chegar: Pela A3 a partir do Porto), saindo no nó de Valença 
De comboio: Pela Linha do Minho até Valença 
Início: Centro de Interpretação, a 500 m da gare de Valença 
Fim: Antigo apeadeiro da Senhora da Cabeça, a 3 km de Monção 
Época aconselhada: Todo o ano 
Extensão: 13 km (mais 3 km por caminho florestal até Monção) 
Características: Passeio em linha por ecopista paralela ao rio Minho 
Sinalização: Traçado evidente e sinalizado em toda a extensão 
Dificuldade: Fácil/bom piso 
Outros: Piso sintético ou asfaltado 
Cartas 1/25.000 do IGOE: 2 e 3 
Cartão Caixa Carbono Zero: o cartão que enCaixa Natureza. Saiba mais.
Nem todas as histórias de desativação de vias férreas acabam necessariamente mal. Se os comboios já não circulam entre Valença e Monção, ao menos o traçado final da Linha do Minho não se perdeu para sempre, possibilitando um passeio a pé ou de bicicleta pelo meio duma paisagem deslumbrante. Não há que contar com grandes desníveis. Como o piso é magnífico, digno de uma pista de atletismo, os utilizadores não se podem queixar de falta de condições. 
Tratando-se de um passeio em linha põe-se sempre o clássico problema do regresso, sobretudo para quem esteja a pé, já que de bicicleta fazer 13 mais 13 km com este tipo de características não será propriamente uma proeza olímpica. Ou tem uma viatura de apoio à espera no final do percurso ou pode sempre recorrer a um táxi (fáceis de apanhar em Valença ou Monção). 
Por facilidade descrever-se-á o percurso no sentido Valença-Monção mas é indiferente fazer o trajeto num sentido ou no outro. Se está de carro e quer aceder ao extremo do itinerário do lado de Monção, deve, 3 km a sudoeste de Monção, sair da EN101 (Valença-Monção) para o lado do rio seguindo as indicações para «Ecopista e Senhora da Cabeça».
 Se está na estação de Valença (nomeadamente se aqui chegou de comboio) o começo da ecopista fica no extremo norte do cais, após o ponto onde a linha que vai para Vigo diverge para a esquerda. Logo a seguir surge o edifício do Centro de Interpretação e o começo da Ecopista. De carro também se chega aqui, havendo facilidade em estacionar. 
O primeiro quilómetro da pista tem a curiosidade de ser quase todo feito entre trincheiras abertas na rocha. Depois, à medida que prossegue a caminhada, a antiga linha aproxima-se da EN101, vizinhança que se manterá até Ganfei. 
Lá no alto, do outro lado da EN101, pode ser sempre tentador visitar o antigo convento beneditino. Na direção contrária avista-se a cidade galega de Tuy, dominada pela silhueta da catedral.
in lifecooler.

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