terça-feira, 14 de setembro de 2010

Valença a Pedalar em Família

A Câmara Municipal de Valença vai promover a iniciativa “Pedalar em Família” domingo, 19 de Setembro, com saída do Centro de Interpretação da Ecopista, às 9h30, da Ponte Seca, em Valença. A iniciativa está aberta a todos os interessados.
“Pedalar em Família” enquadra-se no projecto de dinamização anual da Ecopista do Rio Minho, incentivando a utilização e a projecção desta via verde. Já no início do ano a autarquia promoveu o “Valença a Pedalar” com muito sucesso.
Incentivar o uso da bicicleta no concelho de Valença, promovendo um maior contacto com  a Ecopista do Rio Minho e estimulando a prática desportiva e os hábitos de vida saudável são, segundo o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Mendes, os grandes objectivos desta iniciativa.
A Ecopista do Rio Minho, de Valença a Monção, Prémio Europeu Vias Verdes, é uma via “colada” ao rio que faz o aproveitamento da antiga linha do caminho-de-ferro. A via tem uma extensão de 14 Km.
A ponte metálica do Manco, sobre o rio Furna, em Friestas e a do rio Gadanha, no troço de Monção, merecem uma atenção específica, nesta via,  pelo facto de terem sido as primeiras no país a utilizarem estruturas em ferro, o que faz destas pontes exemplares do património ferroviário português.
O percurso da ecopista proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, contactos com o rio Minho, ribeiros e vistas sobre a Praça-Forte de Valença, a Catedral de Tui e a Torre de Lapela. As pesqueiras, os parques de lazer e as ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000, e um vasto património edificado proporcionam trilhos turísticos complementares à ecopista, nomeadamente o da Insua do Crasto e o Entre Mosteiros.
A meio do percurso, nos limites do Valença com Monção, um observatório de avifauna faz as delicias dos apaixonadas pela natureza. Muitas espécies endógenas e migratórias encontram aqui um refugio singular. Mesmo ao lado um Painel Interpretativo de Paisagem ajuda os curiosos a terem uma melhor leitura sobre o espaço, a fauna e a flora possível de observar.

Sem comentários:

Enviar um comentário