sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Portagens nas SCUT "são ataque à economia do Norte"

Secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular realça a ligação entre o Norte de Portugal e a Galiza e deixa duras críticas ao Governo português.
O secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xoan Mao, considera que a introdução de portagens nas SCUT significa um ataque à economia do Norte de Portugal e da Galiza e considera que o Governo português foi mal-educado. 
“A euro-região Norte de Portugal/Galiza tem, segundo dados da Comissão Europeia e do Eurostat, um relacionamento que está entre os três mais importante da Europa, quase ao mesmo nível que tem, por exemplo, a Holanda com a Bélgica ou com Alemanha”, sublinha Xoan Mao, em declarações à Renascença. 
Neste dia-a-dia, em que três mil camiões atravessam a ponte Valença Tui, repara no que vai significar para os transportadores: primeiro, o acréscimo de custos e, segundo, as dificuldades que os transportadores galegos vão ter para levar as mercadorias a Portugal ou para as recolher”, destaca ainda. 
Xoan Mao critica também o modelo de pagamento das SCUT e acusa o Governo português de não ter respondido aos pedidos de esclarecimento do executivo Galego e do Eixo Atlântico. 
“É um ataque pela forma absolutamente inábil como se fazem as coisas. O Governo foi insensível. Podiam ter facultado à Galp a possibilidade da venda do dispositivo cá. Havia muitas hipóteses… O “El Corte Inglês” ou a Caixa Geral de Depósitos. Havia muitas hipóteses para minorar o impacto e foi tudo recusado com um único argumento: o desprezo e o silêncio. Nem sequer responderam por cortesia, coisa que nunca antes tinha acontecido. O Governo foi mal-educado”, acusa. 
Num registo mais político, o secretário-geral do Eixo Atlântico acusa mesmo o Governo de descontrolo total. 
“O sistema escolhido demonstra a absoluto descontrolo deste Governo. E não estou a falar de posições partidárias. Estou a falar de um Governo e de um Ministério com nomes e apelidos. Estou a falar de um Governo que primeiro cancela o TVG no Norte e agora faz isto. Isto parece que querem dizer que não querem que as pessoas do Norte continuem a ser portugueses”, contesta. 
O Governo anunciou ontem que as portagens nas SCUT entram em vigor a 15 de Outubro.
in Rádio Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário