quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Desfolhada Minhota Internacional - Com Vinhos, Petiscos, Danças e Cantares

Valença e Tui promovem uma Desfolhada Internacional com o lema  “Reviver a Tradição”, sábado, 2 de Outubro, no Campo de Marte, na Fortaleza, a partir das 20h00, com a participação de cerca de 300 figurantes. (Se estiver tempo chuvoso o evento será transferido para o edifício dos Bombeiros Voluntários). A iniciativa é uma organização conjunta da Câmara  Municipal de Valença e do Ayuntamiento de Tui.
O evento começa às 10h00 com uma exposição alusiva às alfaias agrícolas ligadas ao ciclo do milho. A meio da manhã as arruadas animarão as principais ruas do centro histórico a cargo do grupo “Amigos do Bombinho”, de Fontoura. 
Reviver as mais puras manifestações culturais galaico-minhotas, de Valença e Tui, mostrando a dinâmica cultural e a riqueza etnográfica promovida pelos movimentos associativos locais, é o grande objectivo desta primeira edição, para o Dr. Jorge Mendes, Presidente da Câmara de Valença.
À noite, a partir das 20h00, recomeçam as arruadas pelos “Amigos do Bombinho”, acompanhados pelas gaitas galegas da Associación de Muiñeiros do Tripes, de Tui.
A desfolhada começa às 20h30, com a entrada de um carro de bois carregado de milho, acompanhado por cerca de 300 figurantes pela Porta da Coroada, em direcção ao Campo de Marte. Na praceta uma eira tradicional, um espigueiro e um conjunto de alfaias, ligadas ao ciclo do milho, compoem o cenário. Começa a desfolhada, soltam-se as cantigas, as anedotas, as estórias e as lendas.  Os sons estridentes das concertinas e dos bombos misturam-se com as gaitas de foles. Pelo meio a ânsia de aparecer uma espiga rainha e manda a tradição de roubar um beijo  a uma donzela, ou de aparecer uma espiga com “filhos” e  cumprir o ritual de acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
Não faltarão os  bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada.
Numa festa galaico-minhota é claro que não pode faltar o bom vinho e os petiscos e a sempre presente Queimada Galega. As tasquinhas terão os afamados vinhos verdes, os variadíssimos fumeiros, os os pasteis e pataniscas de bacalhau, o bolo do tacho e é claro a doçaria regional.
A iniciativa conta, ainda, com a colaboração da Associação Cultural e Recreativa de S. Salvador de Gandra, Grupo Cultural e Recreativo os Camponeses Minhotos de Cerdal, Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, Rancho Folclórico de São Julião, Grupo Folclórico de Ganfei, Grupo “Amigos do Bombinho” de Fontoura e Associación de Muiñeiros do Tripes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário