quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rastreio CardioVascular em Valença

A equipa da REDENCED-enfermeirosPT® de Valença, da Rede Portuguesa de Enfermeiros ao Domicílio, vai promover um rastreio de risco cardiovascular, em Valença, no fim de semana de 25 e 26 de Setembro, no Jardim Municipal, com a colaboração da Câmara Municipal.
A Hipertensão Arterial constitui uma ameaça para a saúde de 42% dos Portugueses (Fundação Portuguesa de Cardiologia, 2005) sendo uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal. Por outro lado a Diabetes ameaça 11,7% dos Portugueses (PREVADIAB 2009) e agrava o risco das doenças cardiovasculares.
Conscientes desta realidade, a Rede Portuguesa de Enfermeiros ao Domicílio (REDENCED-enfermeirosPT®) quer proporcionar à população de VALENÇA um rastreio gratuito, como forma de diagnosticar precocemente estas doenças e criar espaços de sensibilização para a importância do seu diagnóstico e tratamento.
O rastreio será realizado nos dias 25 e 26 de Setembro, das 9h às 13h, no Jardim Municipal de Valença. Actividades: - avaliação da Tensão Arterial; - avaliação da Glicemia Capilar (açúcar no sangue); - avaliação do Índice de Massa Corporal (I.M.C.); - avaliação do Perímetro Abdominal; - avaliação do Colesterol; projecção de filmes relacionados com a saúde.
Esta actividade tem, ainda, o apoio dos Bombeiros Voluntários de Valença e a presença da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – A.P.P.A.C.D.M. – Centro de Actividades Ocupacionais de Valença.
Esta acção será dinamizada pelas enfermeiras Andreia Alves, Andreia Viana, Cátia Alves da equipa da REDENCED-enfermeirosPT® de Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário